quarta-feira, 25 de julho de 2012

Muffins de banana com chocolate

Banana é uma fruta que amadurece rapidamente e eu estava com várias aqui em casa. Foi então que resolvi congelar as bananas para usar depois sem que houvesse a necessidade de jogá-las fora.
Tempos depois, procurando uma receita para utilizá-las*, achei essa de muffins de banana com chocolate no livro da Nigella. Uma delícia essa combinação!
Por falar em muffins, vocês sabem qual a diferença entre eles e um cupcake? Quando comi muffins pela primeira vez achei que estava comendo um bolo muito pesado. Não sabia que a massa era bem mais densa que a um cupcake.
Fui dar uma pesquisada e percebi que o muffins são assim mesmo e um detalhe bem importante: são feitos a mão, sem usar batedeira. Eles também não têm cobertura e em geral, levam frutas ou até mesmo chocolate (como nesse caso) incorporados a massa.
Já o cupcakes nada mais são que um bolo assado em pequenas forminhas. São bem fofinhos e amanteigados. Possuem coberturas e podem ser recheados. 
Para acompanhar uma xícara de café bem quentinha um muffin é uma escolha certeira, já para as ocasiões mais festivas, o cupcake é sucesso garantido.

Muffins de banana com chocolate


Ingredientes:
3 bananas bem maduras
125 ml de óleo vegetal – usei óleo de canola
2 ovos
250g de farinha de trigo
100g de açúcar
½ colher (chá) e bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de gotas de chocolate branco ou preto

Preaqueça o forno a 200 °C. Coloque uma forminha de papel em cada espaço de uma fôrma de muffin com capacidade para 12 unidades.
Amasse as bananas e reserve.
Coloque o óleo em uma vasilha, acrescente os ovos e bata bem – na mão, não use batedeira.
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o fermento. Junte a mistura de óleo e ovos e depois as bananas, misturando muito bem.
Acrescente as gotas de chocolate e misture. Distribua quantidades iguais de massa em cada forminha e leve para assar por 20 minutos, ou até que espetando um palito, ele saia seco.

Rende 12 porções.
*Retirei as bananas do freezer 30 minutos antes de começar a fazer os muffins. Assim elas descongelaram e eu pude amassá-las normalmente.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo toalha felpuda embrulhado

Dias atrás eu comentei com o meu marido que estava com vontade de comer bolo embrulhado e ele me olhou surpreso. E surpresa fiquei eu ao saber que ele desconhecia essa delícia.
Esse tipo de bolo era tão comum nas festinhas da escola. Quem tem por volta de 30 anos sabe o que eu estou falando. As mães faziam os docinhos, levavam os sucos (ou groselha, he he), refrigerantes e na caixinha de isopor, devidamente cortado, gelado e embrulhado em papel alumínio, ficava o bolo toalha felpuda. Era tão gostoso e tão molhadinho!
Quem se lembra? Voltei no tempo, escolhi a receita da Nestlé e apresentei esse bolo para o meu marido e para os meus filhos. Todos aprovaram!

bolo toalha felpuda embrulhado




Ingredientes:

Para a massa: 
150g de manteiga – em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar – 360g
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo peneirada - 240g
1 colher (sopa) de fermento químico
½ xícara (chá) de leite – 120 ml
200 ml de leite de coco
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Cobertura:
1 pacote de coco ralado úmido e adoçado – 100g
½ xícara (chá) de leite de coco - 100 ml
1 lata de leite Moça

Papel alumínio cortado em quadradinhos para embrulhar

Preaqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma assadeira (23x32 cm).
Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem bater, adicione a farinha e o fermento e intercalando com o leite e o leite de coco.*
Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. Despeje a massa na assadeira e leve para assar por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar se o bolo está assado.

Para a Cobertura: Misture o leite de coco e o leite Moça em uma panelinha e leve ao fogo baixo até ferver. Despeje o coco ralado em um refratário.
Retire o bolo do forno, corte-o em pedaços e mergulhe cada um na calda de leite condensado.
Passe-os no coco ralado, até cobri-los por completo, e embrulhe-os com papel alumínio. Leve-os para gelar.




*A receita original usa a batedeira para misturar todos os ingredientes mas eu prefiro fazer isso com uma espátula de silicone.
Eu fiz a cobertura desse modo, mas se você preferir faça como a receita original.

sábado, 7 de julho de 2012

Bolo de sorvete da Nigella

Sei que cada pessoa tem um gosto diferente e por esse motivo, quando eu posto uma receita aqui no blog, eu não comento que é a comida mais gostosa do mundo. Vai que alguém lê, experimenta e acha horrível?
Mas (tudo tem um mas) esse bolo de sorvete da Nigella... É o supra-sumo dos bolos de sorvete... Chega até ser um pecado!
Eu já comi alguns bolos de sorvete e nenhum, nenhunzinho mesmo, chega perto desse.
E o melhor de tudo é que você não precisa ter intimidade com a cozinha para fazê-lo.
A vontade de fazer essa receita surgiu depois de uma noite em claro por causa da minha vizinha do andar de cima. Precisava muito de algo cheio de chocolate, misturado com sorvete e outras coisas calóricas para recompensar o aborrecimento.
Meninas (os), ela deu uma festa que começou 11 horas da noite e acabou às 5 da manhã. E o pior de tudo que o prédio não tem isolamento acústico e, como ela mora na cobertura, a sala dela fica em cima do nosso quarto.  Conversa vai, risada vem e começou o karaokê... A música do Chrystian e Ralf foi a primeira a ser cantada, depois teve Ana Júlia e terminou com o Hino Nacional dedilhado no violão!
Gente, eu escutei tudo! O barulho do liquidificador, o homem perguntando se a carne estava boa... Levantei  com os olhos de um panda!
E um detalhe: ela é a sindica!! Lógico que eu não fui lá e reclamei do barulhão absurdo. Vai que eu quebro o pau e encontro essa pessoa no elevador? Nem pensar! Preferi afogar a raiva nessa delícia e mentir para mim mesma que vou queimar essas calorias na bicicleta, hehe.
Ainda bem que ela não vai ler esse post  :)

bolo de sorvete da Nigella



Ingredientes:

1 ½ litro de sorvete
100g de amendoim doce (caramelado)
200g de gotas de chocolate (ou pedacinhos de chocolate ao leite)
1 barra (40g) de chocolate Crunchie, em pedaços (coloque num saco plástico e passe o rolo de macarrão por cima, para quebrar bem o chocolate)
150g de biscoite de chocolate recheados de chocolate, em pedaços (coloque num saco plástico e passe o rolo de macarrão por cima, para deixar em migalhas)
1 receita de Molho Butterscotch mais 1 receita de Calda de chocolate

Deixe o sorvete amolecer um pouco na geladeira ou em temperatura ambiente
Forre uma assadeira redonda (20 cm) com filme plástico em quantidade suficiente para cobrir o fundo, os lados e, depois, ainda cobrir o sorvete na fôrma.
Coloque o sorvete amolecido em uma vasilha e misture com os amendoins, 150g das gotas de chocolate, os pedacinhos de Crunchie e 100g dos biscoitos em migalhas.
Transfira a mistura do sorvete para a assadeira, alise bem com uma espátula, cubra com o filme plástico e leve ao freezer até ficar firme.
Sirva o bolo direto do freezer, tirando da fôrma com o auxílio do filme plástico. Coloque em um prato de bolo e deixe amolecer por 5 minutos antes de cortar.
Espalhe por cima do bolo o restante das gotas de chocolate e os biscoitos esmigalhados.
Corte em fatias e sirva com o Molho Butterscotch e com a Calda quente de chocolate, deixando escorrer sobre as fatias.

Molho Butterscotch:
45g de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 ml de glucose de milho (Karo)
30g de manteiga
125 ml de creme de leite fresco
Essência de baunilha a gosto

Junte os açucares, a glucose e a manteiga em uma panela. Ferva por 5 minutos.
Acrescente o creme de leite e um pouco da essência de baunilha. Mexa bem e retire do fogo.

Calda quente de chocolate:
75g de chocolate amargo com 70% cacau
125 ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de pó para café instantâneo dissolvido em 2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de glucose de milho (Karo)

Quebre o chocolate e coloque os pedaços numa panela de fundo pesado.
Junte os ingredientes restantes e leve ao fogo baixo até que tudo derreta e misture.
Assim que tudo estiver derretido, mexa bem, tire do fogo e coloque numa vasilha de servir.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo de milho bem cremoso

Sabe aquele bolo de milho extremamente cremoso? Com gostinho de pamonha?
Estava procurando uma receita que lembrasse o bolo de milho feito por uma senhora, feirante, da cidade de Serrana-SP. Aquele bolo é o melhor bolo de milho que já comi e todo domingo a minha mãe comprava um pedação. Irresistível!
Perguntei para a minha mãe se ela conhecia uma receita que fosse parecida e ela me contou que havia assistido a um programa de televisão que ensinava a fazer um bolo de milho cremoso. Fui lá conferir e para a minha felicidade o bolo ficou delicioso.
Fiz essa receita já faz um tempinho e queria ter postado antes como sugestão para as festas juninas mas como estou na correria acabei deixando o tempo passar. Fica então como uma opção de comes para as festas julinas ou para qualquer dia em que vocês estiverem com vontade de comer um bolinho com gostinho da roça.


Bolo de milho bem cremoso



Ingredientes:
3 ovos
400 ml de leite
2 colheres (sopa) de margarina – substituí por manteiga
600g de açúcar
1 colher (chá) de sal
8 espigas de milho grandes (debulhada)
Queijo parmesão – usei 2 colheres (sopa)
50g de coco ralado

Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte e enfarinhe uma assadeira.*
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o queijo ralado e o coco ralado.**
Acrescente e misture, com o auxílio de uma colher, o queijo ralado na massa. Despeje a massa na fôrma e espalhe o coco ralado por cima. Asse por aproximadamente 40 minutos ou até que espetando um palito, ele saia seco.



* Fiz meia receita e usei uma assadeira de 22x19, com 6 cm de altura.
** Para não forçar o liquidificador, se você for fazer a receita inteira, bata metade dos ingredientes e, em seguida, a outra parte. 
Receita exibida no programa Terra da gente, preparada pela cozinheira Lucimar Regina Custódio.