Muffins de banana com chocolate

Banana é uma fruta que amadurece rapidamente e eu estava com várias aqui em casa. Foi então que resolvi congelar as bananas para usar depois sem que houvesse a necessidade de jogá-las fora.
Tempos depois, procurando uma receita para utilizá-las*, achei essa de muffins de banana com chocolate no livro da Nigella. Uma delícia essa combinação!
Por falar em muffins, vocês sabem qual a diferença entre eles e um cupcake? Quando comi muffins pela primeira vez achei que estava comendo um bolo muito pesado. Não sabia que a massa era bem mais densa que a um cupcake.
Fui dar uma pesquisada e percebi que o muffins são assim mesmo e um detalhe bem importante: são feitos a mão, sem usar batedeira. Eles também não têm cobertura e em geral, levam frutas ou até mesmo chocolate (como nesse caso) incorporados a massa.
Já o cupcakes nada mais são que um bolo assado em pequenas forminhas. São bem fofinhos e amanteigados. Possuem coberturas e podem ser recheados. 
Para acompanhar uma xícara de café bem quentinha um muffin é uma escolha certeira, já para as ocasiões mais festivas, o cupcake é sucesso garantido.

Muffins de banana com chocolate


Ingredientes:
3 bananas bem maduras
125 ml de óleo vegetal – usei óleo de canola
2 ovos
250g de farinha de trigo
100g de açúcar
½ colher (chá) e bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de gotas de chocolate branco ou preto

Preaqueça o forno a 200 °C. Coloque uma forminha de papel em cada espaço de uma fôrma de muffin com capacidade para 12 unidades.
Amasse as bananas e reserve.
Coloque o óleo em uma vasilha, acrescente os ovos e bata bem – na mão, não use batedeira.
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o fermento. Junte a mistura de óleo e ovos e depois as bananas, misturando muito bem.
Acrescente as gotas de chocolate e misture. Distribua quantidades iguais de massa em cada forminha e leve para assar por 20 minutos, ou até que espetando um palito, ele saia seco.

Rende 12 porções.
*Retirei as bananas do freezer 30 minutos antes de começar a fazer os muffins. Assim elas descongelaram e eu pude amassá-las normalmente.

7 comentários:

  1. Qué bonitos, te han quedado perfectos. Besos

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa receita, a sorte (estou de dieta - hahaha) é q não tem gotas de chocolate em casa!
    Mas provavelmente do final de semana não passa! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindos os muffins...
    Tente da próxima vez nao misturar muito a massa... A massa de muffin nao fica uniforme como a de bolo. Junte o liquido aos secos e utilize um garfo ou faca para misturar; o menos possível! Fica alguns gruminhos, mas apos assar o muffin fica levíssimo e sem grumos.
    Vou fazer a sua receita...ganhei uma penca de banana e estou a procura de receitas...
    Bjxxx

    ResponderExcluir
  4. Acabei de chegar em seu blog para te conhecer e fiquei muito confusa.São tantas delicias que fica dificíl se concentrar em uma só.Adorei suas receitas e voltarei mais vezes.Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Muita coisa gostosa...Uma delicia Gostei da receita já tinha feito mas não de banana, vou esperimentar esta receita. Estou participando do seu blog Participe do meu é novo. :) http://mariazinharita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Michi, obrigada flor. Beijos

    Oi Ni, também estou de dieta. Ô coisa mais triste!!!! Beijocas

    O Nathália, eu não misturei muito não. Até porque a massa fica tão pesada que cansa os braços, hehe. Beijos.

    Léia querida, muito obrigada pelo elogio. Fiquei imensamente feliz quando li o seu comentário. Um beijão e uma ótima semana para você.

    Oi Claudia, já fui conhecer o seu blog. Quando fizer os muffins da banana da Nigella me conte a sua opinião. Adoro comer esse muffin acompanhado de uma xícara de café. Tem coisa melhor? Beijocas.

    Obrigada Macarena. Beijos.

    ResponderExcluir