Nhoque de ricota e batata

Meu primeiro nhoque! E acho que será o último. Parece ser tão fácil mas me deu um trabalho enorme e eu devo ter envelhecido uns 5 anos depois de fazê-lo.
A massa é grudenta e eu fiquei com vontade de “tacar” farinha até desgrudar da minha mão. Mas li que é assim mesmo e que não devemos colocar muita farinha porque o nhoque fica pesado.
Apesar disso, pude perceber no cozimento que a massa ficou perfeita. Ela não se desmanchou e cozinhou no tempo certo. Todos gostaram muito, inclusive o pequeno que não gosta de nhoque.
Fiz uma pesquisa sobre nhoque e aprendi que as batatas recomendadas para fazê-lo são as de polpa mais seca possível – as batatas do tipo Asterix (aquelas rosadas) são perfeitas.
É importante não trabalhar a massa por muito tempo para não liberar o amido da batata. Se isso acontecer, você precisará usar mais farinha e o seu nhoque ficará pesado.
Existe no mercado um utensílio para fazer os sulcos nos nhoques mas você também pode fazer com o auxílio de um garfo.

nhoque de ricota e batata





Ingredientes para o nhoque:*
100g de ricota amassada
200g de batata
1 gema
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
Farinha de trigo para trabalhar

Coloque as batatas (com a casca) em uma panela com água e leve para cozinhar. Quando estiverem macias, escorra a água e retire a casca das batatas.
Em uma vasilha, amasse as batatas com um grafo ou passe-as pelo espremedor. Acrescente a ricota, a gema, a farinha de trigo e misture até obter uma massa homogênea. Divida a massa em pequenas porções e, com as mãos, em uma superfície enfarinhada, trabalhe a massa formando rolinhos. Corte-os a cada 2 cm.
Em uma panela, coloque 1,5 litros de água para ferver. Assim que levantar fervura, cozinhe o nhoque até que eles subam á superfície. Aguarde 15 segundos e retire-os.
Para evitar que o nhoque grude, assim que retira-los do cozimento, misture-os ao molho.


*Dobrei a receita e rendeu 4 porções pequenas.

Ingredientes para o molho de tomate:
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados – usei 1
¼ xícara (chá) de vinho branco seco
1 lata de tomates inteiros com suco
1 lata/sache de molho de tomate
2 ramos de manjericão – substituí por manjerona
¼ colher (chá) de pimenta vermelha em flocos – não usei
1 colher (chá) de açúcar *
Sal grosso e pimenta moída na hora

Em uma panela média**, aqueça o azeite e adicione o alho e a cebola. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até a cebola ficar translúcida (3 a 7 minutos).
Acrescente o vinho e deixe cozinhar até que todo o liquido evaporar. Adicione os tomates com o suco, o molho, a manjerona (ou o manjericão) e a pimenta em flocos.
Reduza o fogo (deixe bem baixo) e cozinhe até ficar ligeiramente espesso. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e tampe a panela para manter o molho aquecido.

* Usei açúcar mascavo para tirar a acidez do molho
** A receita original diz para usar uma panela grande, mas fiz o molho em uma panela com 16 cm de diâmetro.




Receita do nhoque inspirada no livro A Panela Amarela de Alice, de Tatiana Damberg. A receita original é feita com ricota e mandioquinha e sem o acréscimo de sal na massa.
O molho é do site da Martha Stewart.

7 comentários:

  1. PODE TER DADO MUITO TRABALHO MAS O ASPECTO ESTA BEM DELICIOSO.
    PODE SR QUE DA PROXIMA CORRA BEM MELHOR.
    BJ

    ResponderExcluir
  2. q receita diferente eu adoro.
    gostei da dica de usr a batata rosada.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seu nhoque ficou lindo!! Dá trabalho mesmo, não tem jeito, mas o resultado final vale a pena. Aqui em casa eu sempre cozinho as batatas em papel alumínio no forno, assim eles não absorvem a água do cozimento e não precisam de tanta farinha. bjos

    ResponderExcluir
  4. Hum... gostei desta receita. Sou apaixonada por nhoque. Só fiz uma vez. Deu super certo também, mais a próxima vez que fizer vou tentar essa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou passando para conhecer as participantes do concurso da Bonfa, adorei o seu blog e o passo a passo das receitas é coisa de revista, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Parece que valeu a pena o trabalho, não é? Sou apaixonada por nhoque e achei interessante essa receita, bem diferente da que costumo fazer. A massa mais mole apesar de dificil de trabalhar realmente da um resultado delicioso, acho que é um dos segredos para um nhoque perfeito.
    Conheci teu blog no site da Bonfa e achei tudo muito organizado, simples e de muito bom gosto.
    Ps: a pavlova é lindíssima e me deixou com água na boca.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Martha,
    Eu vim pelo rastro do blog da Bonfa... Adorei a sua sobremesa de chocolate do concurso... Simplesmente LINDA!!! Parabéns!!!
    Parabéns pelo seu blog também... ADOREI!!! Inclusive já levei a receita do nhoque comigo... Obrigada pela partilha...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir