Bolo de chocolate com doce de leite

Oi gente! Como vocês estão? Cheios de vontade de fazer de 2012 um ano bem melhor? Eu espero que sim.
Depois de uma folguinha do blog, eu estou de volta com algumas mudanças. Espero que vocês gostem.
Há exatos 2 anos eu fiz minha primeira postagem aqui no blog e de lá pra cá eu aprendi muitas coisas e conheci (virtualmente) muitas pessoas bacanas. 
Fiz esse bolo para comemorar o aniversário do maridão mas adiei tanto a postagem que acabei deixando para postar  hoje, bem no dia do aniversário o blog.
Um ano bem doce para todos!

bolo de chocolate



Ingredientes:


Para o bolo
125g de manteiga
200g de açúcar
4 ovos – claras e gemas separadas
85g de iogurte natural – ½ potinho
160g de farinha de trigo
40g de cacau em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180 ºC. Bata as claras em neve. Em uma tigela trabalhe a manteiga ate obter consistência de pomada. Acrescente o açúcar e bata até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater. 
Acrescente aos poucos, intercalando com o iogurte, a farinha, o fermento e o cacau peneirados e misture delicadamente. Junte as claras batidas em neve e misture delicadamente.
Despeje a mistura na assadeira e leve para assar por aproximadamente 35-45 minutos ou até que, enfiando um palito no bolo, ele saia limpo.
Desenforme o bolo morno e espere esfriar para cortá-lo em 3 partes iguais.


Recheio e cobertura
600g de doce de leite
300g de creme de leite
300g de chocolate em barra
Derreta o chocolate em banho–maria e misture com o creme de leite até ficar bem homogêneo.


Calda para umedecer o bolo
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de leite condensado.
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo mexendo constantemente até levantar fervura. Desligue o fogo e espere esfriar.


Umedeça a primeira camada do bolo, recheie com o doce de leite e cubra com o segundo pedaço. Repita o processo com a segunda camada e cubra com o pedaço restante.
Cubra o bolo com o creme de chocolate.


9 comentários:

  1. Oi Fe, está lindo o blog! Dois anos de delícias, nem parece...passou rapidinho. Beijos e parabéns para os aniversariantes ( blog e Nil, rs).

    ResponderExcluir
  2. Que bom estar de volta ao blogue e que bolo liiiindo para comemorar esses dois anos deliciosos. Parabéns para o marido também e obrigada por mais esta partilha

    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. bom dia,parabens, seu blog e muito lindo, so tem gostosuras.
    estou te seguindo, bjs.
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Te ha quedado super bonito, además parece sencillo.

    Saludos!

    ResponderExcluir
  5. Minha doce amiga Fer,
    Que bolo maravilhoso é esse?
    O maridão e o blog merecem essa delícia!!!
    Adorei o novo "visu" do seu cantinho, viu?
    Parabéns pelo niver do blog...amo sempre estar por aqui, e para mim foi um grande presente ter conhecido você através desse blog tudo de bom!
    Desejo mais muitos anos de gostosuras...
    Beijinhos doces,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é fofo demais!!! Amei.
    Parabéns pelo aniversário do seu cantinho. Voltarei sempre, pois aqui é uma delícia, fiquei passeando a admirando cada detalhe, cada mimo.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. eu queroo,que bolo lindo,parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  8. muitos parabens que venham muitos mais adorei o teu bolo que esta 5* beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Tata, você viu como o tempo passou rápido? E pensar que tudo começou com esse logo lindo... Muito obrigada por tudo que você já me proporcionou. Te amo demais, viu?

    Mari, obrigada querida! Beijos doces para você.

    Oi Jô, obrigada pelos parabéns, pelo elogio e pela companhia. Beijos doces para você.

    Michi, muito obrigada! Beijos doces para você.

    Ma, você é uma das coisas maravilhosas que o blog me proporcionou. Obrigada pelo carinho. Beijos enormes para você.

    Albertina, muito obrigada pelas palavras tão doces! Beijos doces para você.
    Oi Luci, pena que acabou mas se você morasse pertinho eu juro que guardava um pedaço bem grandão para te dar, viu? Beijos doces para você.

    Muito obriga Isa! Beijos doces para você.

    ResponderExcluir