Pãezinhos recheados com frutas

Dia desses falei para minha mãe que iria mandar o voil para ela costurar uma cortina para mim e ela me disse: Aproveita e manda um docinho também!
É bem bacana essa sensação de saber que a minha mãe gosta do que eu faço. Ela sempre foi minha referência na cozinha. Para agradar a minha mãe eu escolhi esses pãezinhos porque eu acho que combina ingredientes que ela gosta.
Como o tempo era curto, resolvi não acrescentar a massa de pão e adicionei 1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo seco. Deixei a massa crescer até dobrar de volume antes de acrescentar os restantes dos ingredientes e assim que sovei a massa novamente, deixei os pãezinhos dobrarem de volume antes de assá-los.
Antes de mandar os pãezinhos eu experimentei para ver se ficaram bons e aprovei.

pãezinhos recheados com frutas


Ingredientes:
300gr de farinha de trigo
100gr e uvas passas
50gr de pinolis – substitui por nozes
50gr de cidra cristalizada
50gr de açúcar
50gr de massa de pão (veja na Escola de cozinha do livro 6, Pizzas, Focaccias e Tortas Salgadas)*
2 ovos
50gr de azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Sal
Azeite de oliva extra virgem para untar

Sove a massa de pão sobre a mesa de trabalho com 100g de farinha, 1 colher de sopa de azeite, 1 ovo e uma pitada de sal até obter uma massa homogênea e elástica. Coloque essa massa na tigela e deixe-a fermentar, coberta e em local morno, por pelo menos 4 horas.
Depois desse período, junte a farinha restante à massa, o açúcar, o outro ovo, o azeite e um pouco de água quente (usei uma colher de sopa), sovando tudo até obter uma massa mais macia que a primeira.
Adicione a ela os pinolis, as passas, hidratadas por alguns minutos em água quente e bem escorridas, e a cidra, cortadas em pedaços pequenos. Sove a massa por 15 minutos e forme com ela pequenos pães achatados. Coloque-os na assadeira untada com azeite, bem distantes uns dos outros. Deixe que cresçam por 6 horas antes de assá-los em forno pré-aquecido a 180 ºC por 15 minutos**. Sirva os pãezinhos numa cesta, salpicados com açúcar de confeiteiro.

* massa de pão do Livro 6
500gr de farinha de trigo
260gr de água
10 a 12 gr de fermento fresco
10gr de sal
10gr de malte ou açúcar
20 a 30gr de óleo ou gordura vegetal hidrogenada.
Modo de fazer:
Sobre a mesa de trabalho, forme com a farinha um monte com um buraco e salpique com sal a borda externa dele. Numa panela pequena, amorne a água até a temperatura de 25 a 30 ºC e dissolva nela o fermento. Acrescente o malte (ou o açúcar), despeje a mistura obtida no centro da farinha e deixe repousar por 5 minutos para dar tempo ao fermento de se reativar. Comece a adicionar água à farinha e, depois de alguns instantes, junte também o azeite (ou a gordura vegetal). Sove tudo longamente, por pelo menos 8 a 10 minutos. Cubra a massa obtida com um pano e deixe-a crescer à temperatura de 25 ºC a 30 ºC em um ambiente sem vento.

Dessa massa deve-se tirar 50gr e adiciona-la à receita.

** o meu pão demorou uns 25 minutos para assar. Consegui 7 pãezinhos com esta receita.
Receita do livro A Grande Cozinha, da Abril Coleções.

4 comentários:

  1. Fer,
    Sua mãezinha deve ter adorado!
    Ficaram maravilhosos...tô aqui imaginando o sabor...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    É mesmo agradável a sensação que sentimos ao perceber que os outros gostam da comida que fazemos, sobretudo se for a mãe da gente, né?
    Esses pãezinhos devem ser muito saborosos!

    Beijão e bom fim de semana/Carnaval

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela! Ela ficou muito feliz e me disse que adorou.
    Beijinho açucarado para você!

    Marly, querida, é verdade. Eu fiquei muito contente quando liguei na casa dos meus pais e ela estava comendo o pão. Me disse que achou delicioso e que lembrava panettone. Não preciso nem dizer que ganhei o dia, né?
    Beijão para você também!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Descobri agora o teu cantinho e tem coisas muito muito apetitosas! Parabéns!
    Vou seguir!

    Beijinhos**

    ResponderExcluir