Clafoutis de morangos

Estava folheando um livro quando bati os olhos nessa sobremesa. Li o modo de preparo e quais os ingredientes eu precisava para fazê-la.
Com tudo à mão resolvi testar porque confesso a vocês que nunca havia comido Clafoutis. Bom, sobre o gosto devo dizer que já comi coisa melhor, sabe? Não sei se é a receita do livro ou se esse é o tipo de doce que não me faz dizer huuummmmm, que delicia!
Tenho uma coisa com morango assado, não gosto porque ele perde completamente o sabor adocicado. Não sei se vocês compartilham da mesma opinião mas eu prefiro ele bem fresquinho.


clafoutis de morangos
Ingredientes:
500gr de morangos
250gr de farinha de trigo
130gr de açúcar de confeiteiro
4 ovos
1 litro de leite
20gr de açúcar
6 gotas de essência de baunilha
Manteiga para untar

Retire os cabinhos dos morangos, lave-os bem em água corrente e escorra-os sobre papel absorvente.
Numa tigela, peneire o açúcar de confeiteiro e adicione os ovos. Bata com um batedor de arame até que o composto fique espumoso e acrescente a farinha de trigo, uma colher de cada vez, continuando a bater para evitar a formação de grumos. Despeje o leite aquecido em um fio, o açúcar e a essência de baunilha.
Misture bem o creme. Quando começar a encorpar, despeje-o numa travessa refrataria de vidro, ligeiramente untada com manteiga, e nivele a superfície com a ajuda de uma espátula.
Disponha sobre a massa os morangos, cortados ao meio no comprimento, e asse em forno preaquecido a 180 ºC por 40 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos com o forno apagado e sirva morno.




Receita do livro a Grande Cozinha (Cozinha ao Forno) da editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário