Pipocas carameladas

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando tenho um tempinho livre é ficar na internet viajando entre milhares de blogs de culinária. Foi em uma dessas viagens que aterrizei no blog Simplesmente Delicia. Meninas, lá tem uma pipoca caramelada de babar! Namorei essa pipoca por muito tempo até que tomei coragem e pedi autorização para a Flavia para postar a receita aqui. Para quem não conhece, fica aqui o convite para visitar o blog Simplesmente Delícia. Comida boa, texto bacana e receita bem explicadinha. Obrigada Flávia, a pipoca ficou um estouro de gostosura!!!!

pipocas carameladas


Ingredientes 
1/2 copo de milho de pipoca (ou 14 copos de pipoca já estourada)
5 colheres de óleo de canola ou óleo de girassol
2 copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo*.
1 copo de manteiga sem sal (200 gramas)
1/2 copo xarope de glucose (Karo)
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Pré-aqueça o forno a 100 ºC.
Em uma panela bem grande aqueça o óleo e estoure as pipocas.** Despreze qualquer grão que não tenha estourado, deixe esfriar e cubra com filme plástico.
Coloque em outra panela o açúcar mascavo, a manteiga, a glucose e o sal. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando até começar a borbulhar. Assim que começar aborbulhar deixe o caramelo atingir a temperatura de 120 ºC (mais ou menos 5 minutos e não se deve mexer a calda).
Retire do fogo, adicione o bicarbonato (vai borbulhar ferozmente) e misture bem. Entorne o caramelo sobre as pipocas e com o auxilio de dois garfos untados com manteiga, envolva as mesmas na calda até ficarem completamente cobertas.
Coloque as pipocas em um tabuleiro (não precisa untar) e leve ao forno por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos com os garfos. Retire do forno e deixe esfriar. Conserve as pipocas em um recipiente com tampa.



* Fiz essa receita duas vezes. Na primeira usei açúcar mascavo escuro e as pipocas ficaram com uma coloração muito escura, parecendo que foram misturadas com shoyu. Na segunda receita usei o açúcar mascavo claro e elas ficaram bem bonitinhas, como vocês podem conferir nas fotos.
** No blog da Flávia você vai encontrar uma dica bem bacana de como estourar as pipocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário