Bolo quente de maçã

Para comemorar o dia dos namorados que tal um bolinho de maçã morninho com uma generosa cobertura de chantilly? Nada ruim, não é?
Em varias partes do mundo, no dia 14 de fevereiro, se comemoram o Valentine´s Day, que é o Dia do amor Universal, amor entre pais e filhos, amor entre casais, amor entre amigos...
Como não faz parte de nossa cultura comemorar o Valentine´s Day eu peço permissão para vocês para comemorar esse dia dos namorados de uma forma mais abrangente. Então todo o meu amor para os meus pequenos, minha família, meu maridão e os meus amigos.
Ana*, agradeço imensamente o carinho das suas palavras no blog da Oba! Saiba que o meu coração se encheu de sentimentos bons. Muito, mais muito obrigada por tudo. Você é muito querida e adorei te conhecer!
Ao primeiro casal de amigos que fiz aqui em Floripa e que graças a Deus fazem parte da minha vida até hoje, Maycom e Kéia, que me deram esse prato para bolo lindo, o meu amor, carinho e gratidão.
Que vocês todos tenham um maravilhoso dia dos namorados e que possam dividir esse sentimento sublime com todos a sua volta.



bolo quente de maçã

Ingredientes:
2 maçãs medias sem casca e sem sementes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1 colher (chá) de canela em pó
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
5 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chantilly para decorar
Tiras de limão siciliano para decorar**

Pré-aqueça o forno a 180º C.
Bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar e depois acrescente as gemas, uma por vez, até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.
Adicione as maçãs picadas, as frutas cristalizadas, à canela, e aos poucos a farinha de trigo com o fermento (peneirados) e misture. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente até a massa ficar homogênea.
Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 19 cm e despeje a massa***. Leve para assar por 40 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.
Desenforme o bolo morno e decore com o chantilly e as tiras de limão



presente lindo, não é? :)

* A Oba! Está rifando uma tatoo em prol dos patudinhos. Você já imaginou, além de ajudar, ainda ter a sorte de ganhar o prêmio? O seu amor por alguém pode ser eternizado!

** não usei, apenas coloquei raspinhas de limão (o comum, não o siciliano) por cima do chantilly. ***Para ter mais facilidade na hora de desenformar o bolo unte a forma e coloque papel manteiga antes de despejar a massa.
A receita é da revista Água na Boca especial bolos de aniversários, mas eu modifiquei o modo de preparo.

Enquanto escrevia esse post recebi uma ligação de uma amiga de infância, a Carlinha, que encheu o meu dia ainda mais de amor. =)

7 comentários:

  1. Fernanda, estou te escrevendo para dizer que ficou deliciosa a caixa dos dia dos namorados. Eu e o Mauro amamos.
    Você está mais que de parabéns!!
    Um abraço, Vivian

    ResponderExcluir
  2. huumm que delícia de bolo! Ficou muito fofo.
    Eu segui sua dica e coloquei papel manteiga e deu super certo.
    Eu nunca tinha comido um bolo de maçã tão gostoso. Ah, eu também quero te elogiar pelos brigadeiros do dia dos namô, o que era aquilo mulher?!?! Deliciosos como eu nunca comi igual!!!! A caixinha era para o meu love mas acho que comi mais da metade.RSRSRS

    ResponderExcluir
  3. oi Fernanda, meu nomé é Giulianna e sou amiga da Carolina. Ela me contou que foi você quem fez as lembrancinhas da Camila. Gostaria de saber o tempo de antecedencia que é preciso para encomendar e qual a quantidade minima?
    Seria para uma menina também pois estou grávida da Ana Clara. Quero o modelo com dois pães de mel e a medalinha. Você me passa o orçamento?
    Estarei aguardando. Um abraço, Giulianna.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda sou eu novamente. Esqueci de te pedir se você faz esse cookie de laranja com nozes e coloca em uma embalagem com motivos de maternidade. Quero ter duas opções de lembrancinha.
    Um abraço, Giulianna

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Eu que amei o seu comentário! Não imagina o quanto eu fiquei feliz por ter gostado da caixinha especial para o dia dos namorados.
    Um beijão.

    Olá Clarissa!
    Que bom que deu certo o bolo. Falei sobre o papel manteiga porque tive uma certa dificuldade para desenformar. Ele fica muito fofo mesmo.
    Fico imensamente agradecida pelo elogio, tenha certeza que fiz com todo carinho.
    Um beijo para você.

    Oi Giulianna, você não me deixou nenhum tipo de contato então não consegui te responder. Mande o seu e-mail para especiariasdoces@hotmail.com
    A quantidade mínima é de 20 unidades. Eu preciso de 1 semana de antecedência para essa quantidade. Me escreva para conversarmos sobre o tipo de tecido, cor e fita.
    Os cookies podem ser embalados da maneira que você desejar, poderemos trocar idéias sobre as embalagens. Tenho modelos bem fofos para meninas.
    Um beijo e muito obrigada pela preferência!

    ResponderExcluir
  6. Esse é o melhor bolo de maçã que já comi! Tudo de bom, gente! Antes de colocar a clara em neve parece que a receita tá errada pq tá tudo ainda muito seco. Mas não é que dá certo! Fiz com açúcar demerara da primeira vez e com açúcar normal quando estava na casa da minha mãe. Com o demerara ficou ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, que coisa boa ler isto :)
      Nem é criação minha, mas eu fico tão feliz quando publico uma receita e alguém faz ♥
      Quando fizer novamente, me mande uma foto para eu colocar no face.
      Anotada a dica, vou testar com o açúcar demerara.
      Beijinhos doces.

      Excluir