Nesse tempo em que fiquei longe, alguns acontecimentos bons e ruins marcaram a minha vida. Primeiro eu gostaria de agradecer os votos que recebi no concurso da Bonfa, nem acreditei quando a minha mãe me contou que havia ganhado. Fiquei muito feliz!
Os outros acontecimentos foram tristes e eu dificilmente escrevo coisas tristes no blog. 
O meu avô faleceu recentemente e um mês e quinze dias depois a minha avó se foi também. Eu gostaria apenas que eles soubessem que eu os amei (e continuo amando) e que senti uma dor muito grande com as suas partidas. Vô e vó, se antes eu sentia saudades de vocês, hoje ela se eternizou e de uma forma tão dolorida... Descansem na paz de Deus.
*************************************************************************

Madeleines de coco e mirtilo

Madeleines me fazem suspirar. Macias, amanteigadas e extremamente deliciosas...
Quer fazer bonito quando for receber uma visita para um café/chá da tarde? Prepare madeleines!
A receita da Madeleine de coco é do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey: Dessets for the Serious Sweet Tooth e como eu tinha uma bandejinha de mirtilo na geladeira, não hesitei e adicionei à massa. Ficou muito, muito, muito bom.

madeleines de coco e mirtilo



Ingredientes:
2 ovos grandes
2 claras de ovos grandes
½ xícara de açúcar granulado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar de confeiteiro
¾ xícara de manteiga derretida e fria
¾ xícara de coco ralado adoçado
75g de mirtilo – aproximadamente ¾ da bandejinha

Em um recipiente grande, bata delicadamente, com o auxílio de um batedor de arame, os ovos, as claras, o açúcar granulado e a baunilha.
Peneire a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal e adicione-os à massa. Acrescente a manteiga, os mirtilos e o coco e misture-os delicadamente até se tornar uma massa homogênea. A massa deve ser bem rala.
Cubra a tigela com plástico filme e leve para gelar por 1 a 24 horas. Passado esse tempo, a massa ficará firme.
Preaqueça o forno a 190 °C. Unte e enfarinhe as forminhas de madeleines, retirando o excesso de farinha. Preencha as forminhas com 1 colher (sopa) de massa.
Acomode as forminhas em uma assadeira de beiradas baixas – própria para cookies – e leve para assar por 10-12 minutos, ou até que elas fiquem firmes e coradas, com um leve calombinho central.
Retire as madeleines da forminha passando a ponta de uma faca afiada nas extremidades e transfira-as para uma gradinha para esfriarem.*
Se houver mais massa, repita novamente o processo de untar e enfarinhar as forminhas e leve-as para assar.

Fiz meia receita e rendeu 20 madeleines mas, segundo o livro, a receita original (inteira) rende 24 unidades.
* É importante retirar a madeleine ainda quente da forminha para que ela não grude.
Pavlova de chocolate com morangos e calda de frutas vermelhas

Mais uma vez a Pavlova aparece aqui no blog. E tem como resistir?
Essa foi feita para comemorar o dia das mães, lá na casa da minha sogra. Como eu ainda não havia postado essa receita aqui no blog, resolvi inscrevê-la para o concurso que está acontecendo no blog da Kátia, o bacanérrimo Casos e Coisas da Bonfa.
É a primeira vez que participo de um concurso de receita e confesso que estou sentindo um friozinho na barriga pois percebi que as concorrentes não estão de brincadeira. Tem cada receita gostosa!
Peço os meus queridos leitores que visitem o blog da Bonfa  e, se vocês acharem que eu mereço, votem na receita número 1. Ficarei imensamente agradecida!
A receita da base de merengue é da adorável Nigella e o recheio é da revista Claudia Comida e Bebida (edição nº 541). Para assistir o vídeo da Nigella fazendo a Pavlova clique aqui.

pavlova de chocolate com morangos e calda de frutas vermelhas



Ingredientes:

Para a calda:
400g de frutas vermelhas congeladas

½ xícara de açúcar
Suco de 1 limão

Recheio:*
600 ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 ½ caixinha de morango

Para o disco de merengue:
6 claras
300g de açúcar
3 colheres de cacau em pó, peneirado
1 colher (chá) de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho tinto
50g de chocolate amargo, bem picadinho

Folhas de hortelã lavadas para decorar

Preaqueça o forno a 150 °C. Forre duas assadeiras com papel manteiga e desenhe um circulo de 20 cm de diâmetro em cada uma delas.
Comece preparando a base de merengue: Batas as claras em neve até formar picos acetinados, e em seguida, acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, ate que o merengue fique encorpado e brilhante. Adicione o vinagre, o cacau e o chocolate picado. Mexa delicadamente até incorporar todos os ingredientes.
Divida o merengue entre as duas assadeiras e leve para assar por aproximadamente 50 minutos.  Deixe os discos esfriarem dentro do forno desligado.
Para a calda: coloque as frutas congeladas em uma panela pequena e acrescente o açúcar e o suco de limão.  Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até as frutas ficarem macias e formar uma calda ligeiramente espessa. Retire o fogo e passe pela peneira.**
Deixe esfriar.
Para o recheio: bata o creme de leite com o açúcar até formar picos firmes (ponto de chantilly).
Lave os morangos, retire os cabinhos e corte-os em quatro partes no sentido do comprimento.
Montagem: coloque um disco do merengue sobre um prato de servir e recheie com a metade do chantilly e dos morangos. Espalhe a metade da calda e cubra com o outro disco de merengue.
Recheie com o restante do chantilly e dos morangos. Regue com a calda e decore com as folhas de hortelã. Se desejar, acrescente raspas de chocolate por cima.
Sirva em seguida. Rende de 8 a 10 porções.




* A receita original pede 500 ml de creme de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar refinado.
** A revista sugere usar a polpa para servir com torradas.