Bolo de maçã com canela

Um bolinho sem recheio e cobertura acompanhado de uma xícara de café já basta para deixar a tarde mais gostosa.
Fiz esse bolinho para utilizar a única maçã que eu tinha na geladeira e quando  ele acabou de assar me deparei com uma massa mais compacta e pensei: Não acredito que embatumou!
Felizmente estava enganada pois a massa apesar de ter essa aparência meio duvidosa é simplesmente fofa e molhadinha. Deve ser porque a maçã soltou água durante o cozimento e alterou o aspecto do bolo. Ou não. Sei lá. O fato é que ficou bom.
Arrumei tudo para a foto, tirei meia dúzia e foi conversar com o meu marido. Quando voltei me deparei com um bem-te-vi comendo o bolo do prato. Pode? Fez um furo!! Acho que foi mais do que aprovado por mim, pelo marido e pelo bem-te-vi que nos visita todos os dias para buscar o seu pedaço de banana e agora bolo!

Bolo de maçã com canela 



Ingredientes:
70g de manteiga
90gr de açúcar mascavo
90gr de açúcar refinado
1 xícara de buttermilk caseiro – coloque uma colher (sopa) de vinagre em uma xícara de chá e complete com leite.
2 ovos
2 xícaras de farinha trigo peneirada
1 maçã sem casca e sem sementes picada
1 colher (sopa) de fermento em pó
¼ xícara de açúcar mascavo
½ colher sopa de manteiga
½ colher (sopa) de canela em pó

Preaqueça o forno a 180 °C.
Bata a manteiga com açúcar até se tornar uma mistura esbranquiçada. Acrescente as gemas, uma de cada vez e bata novamente até ficar homogêneo.
Alterne a farinha de trigo com o leite, misturando com uma espátula de silicone. Adicione a maçã picada e o fermento e misture.
Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada.*
Em uma tigelinha misture o açúcar, a manteiga e a canela em pó. Salpique essa mistura sobre a massa e leve-a para assar por aproximadamente 45 minutos, ou até que, espetando um palito, esse saia limpo.

*Usei uma assadeira de aro 18 mas recomendo usar uma um pouco maior.

3 comentários:

  1. Adoro bolo de maça com canela.
    Este ficou lindo e com certeza que uma delicia.
    bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ih, esqueci de escrever! Ainda bem que você me contou! Obrigada!
      Já corrigi, tá?
      Um abraço!

      Excluir