segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Muffin de milho e bacon

Gente, sério: Façam!
Eu adorei muito esse muffin bem fofinho e salgado.
Foi a primeira vez que eu preparei uma receita do chef Curtis Stone e fui agradavelmente surpreendida pelo resultado.
Quem gosta de cozinhar sabe que muitas vezes adquirimos um livro de gastronomia e em seguida mais outro e outro... e fica difícil até escolher uma receita para preparar, tamanha a quantidade de opções gostosas que temos.
Esse livro é um exemplo claro disso; comprei há tempos e acabei demorando a preparar uma de suas receitas.
Já aproveitei para anotar a próxima receita desse mesmo livro e acredito que também será deliciosa.


Ingredientes:
350g de bacon picado grosseiramente
1 espiga de milho verde debulhada
2 ½ xícaras de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal *
¼ de colher (chá) de pimenta-de-caiena
1 ¼ de xícara de leite integral
3 ovos grandes
2 xícaras (chá) de queijo cheddar branco ralado – substituí por minas meia cura
1/3 de xícara de cebolete fresca picada
Manteiga com sal para servir

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200 °C. Frite o bacon em uma frigideira de fundo grosso em fogo médio por cerca de 8 minutos ou até ficar crocante. Com uma escumadeira, coloque o bacon sobre o papel toalha. Pincele 12 fôrmas de muffin de tamanho padrão com um pouco da gordura do bacon que ficou na frigideira; reserve ½ xícara dessa gordura e descarte o restante. **
Use uma faca afiada para cortar os grãos de milho da espiga. Você precisará de cerca de 1 xícara de grãos.
Use a batedeira manual para misturar a farinha, o fermento, o sal e a pimenta-de-caina em uma tigela grande.
Em uma tigela, bata o leite, os ovos e a gordura de bacon reservada, 1 ½ xícara do queijo, o milho e a cebolete.
Despeje o conteúdo dessa tigela na outra com a farinha e bata só até misturar. Despeje a massa nas forminhas, em quantidades iguais, e polvilhe com o restante do queijo ralado. Asse por 18 minutos ou até que os muffins estejam dourados e um palito enfiado na massa limpo. Deixe-os esfriar um pouco e depois passe uma faca afiada pelas bordas para soltá-los. Desenforme sirva-os mornos com a manteiga com sal.


* Não usei porque o muffin já fica bastante salgadinho por causa do bacon.
** Eu substituí a gordura do bacon por óleo de canola. 
  
Rende 12 unidades.
Receita do livro As preferidas do chef Curtis Stone, de Curtis Stone. Editora Larousse.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Camarão com batata

Vou confessar que não são os malefícios que o consumo de fritura fazem para o nosso organismo que me impedem de prepará-la. O maior problema é a sujeira que a mesma produz em minha cozinha. Vergonhoso, eu sei. Mas para que mentir, não é mesmo?
Quem tem que limpar um fogão respingado de óleo e passar um paninho com Mr Músculo desengordurante na cozinha inteira, sabe do que eu estou falando. Viram, aqui também rola um jabá gratuito ;)
Li no livro da Annie Bell que esse prato de camarão e batata, que parece fritura mas é assado, poderia ser considerado saudável e que a batata tinha um encanto indescritível e era crocante nas bordas. Ela tem razão: as batatas são demais! Acrescentei algumas folhinhas de alecrim na receita porque eu adoro essa combinação.
Os camarões são realmente bons. Lógico que não são iguais aos fritos por imersão, mas são repletos de sabor. Experimente pingar gotas de limão siciliano sobre eles para deixá-los ainda mais gostosos.


Ingredientes:

Camarão
200g de migalhas de pão integral – substituí por panko
350g de camarão-rosa ou tigre
Farinha de trigo para empanar
2 ovos batidos
Azeite
Tempero a gosto – usei apenas sal e pimenta-do-reino
Salsinha grosseiramente picada e metades de limão para servir

Batata
1,2 kg de batata grande descascadas
Raspas da casca de 1 limão
Azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
40g de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 220 °C. Coloque uma fina camada de migalhas de pão em uma assadeira e leve ao forno por 6-8 minutos, até estar levemente dourado. Retire do forno e deixe esfriar.
Corte as batatas, no sentido do comprimento, com 1 cm de espessura e, em seguida, corte-as em fatias grandes. Arranje-as em uma assadeira com cerca de 38 cm x 25 cm e junte as raspas de limão. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e o suco de limão. Espalhe a manteiga e tempere. Cubra a assadeira com papel-alumínio e asse por 20 minutos. Solte as fatias de batata com uma espátula, dê uma mexida e asse-as, descobertas, por mais 30-35 minutos, até ficarem douradas e caramelizadas, mexendo na metade do tempo de cozimento.
Ao final do cozimento da batata, seque os camarões em papel toalha. Amasse as migalhas de pão entre os dedos em uma tigela rasa para quebrar eventuais pedaços grandes. Junte um pouco de tempero e 4 colheres (sopa) de azeite até que as migalhas fiquem uniformes e levemente recobertas. Coloque a farinha de trigo e o ovo batido em tigelas separadas.
Passe os camarões na farinha de trigo um pouco por vez. Mergulhe-os no ovo e depois nas migalhas de pão e coloque-os numa assadeira grande, ligeiramente afastados um do outro. Asse os camarões por 6-7 minutos, até ficarem crocantes e levemente dourados. Polvilhe a salsinha e sirva imediatamente, acompanhados pelas metades de limão.

Rende 4 porções.
Receita do livro Jantar - simples, prático e delicioso, de Annie Bell. Editora Larousse.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Brownie de chocolate ao leite

Precisava usar o chocolate que estava com a validade próxima do vencimento e a primeira coisa que eu pensei em fazer foi brownie. O problema é que todas as minhas receitas são preparadas com chocolate meio amargo e eu tinha que utilizar apenas chocolate ao leite, já que tinha uma quantidade bem grande do mesmo.
Procurei na net e achei a receita do site Epicurious que foi preparada e aprovada pela Paula, do The cookie shop. Aliás, aproveito este post para divulgar, para quem ainda não conhece, o blog da Paula. É lindo! E o que mais admiro nela é a sua generosidade de dividir o seu conhecimento com todos, como por exemplo: o brigadeiro no banho-maria, o Naked cake de coco e pistache e tantas outras receitas gostosas. 
Sobre a receita, apesar de preferir um brownie mais amarguinho, eu gostei bastante e até preparei mais de uma vez. 


Ingredientes: 
50g manteiga sem sal
225g de chocolate ao leite picado
3/4 xícara de açúcar mascavo (medir apertando na xícara)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de fermento
½ xícara de nozes picadas (não faz parte da receita original, mas acrescentei porque tinha algumas nozes dando sopa)

Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma assadeira de 22 x 22 cm.
No micro-ondas ou em banho-maria, derreta a manteiga com metade do chocolate, misturando até ficar homogêneo. Deixe amornar.
Adicione a essência de baunilha e o açúcar. Acrescente os ovos, um a um e, com o auxílio de um fouet, misture bem a cada adição.
Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Adicione à mistura de chocolate e mexa. Acrescente o chocolate restante e as nozes e misture novamente.
Espalhe a massa na assadeira e leve para assar pó 25-30 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar e cortar em pedaços.


Rende 16 pedaços.