segunda-feira, 30 de junho de 2014

Biscoitinhos com geleia

Bolo e biscoitinhos com café são duas coisas que eu realmente adoro. Não sei explicar ao certo, mas sinto uma sensação reconfortante ao degustá-los. Tem sabor e aroma de casa, de infância e de tudo o que é gostoso.
Há tempos procurava uma receita de biscoitinhos recheado com geleia. Tentei até a receita da Martha Stewart, mas não sei o que eu fiz de errado pois os biscoitos se desmancharam todinhos quando eu coloquei para assar.
Não desisti e acabei encontrando esta receita no site Mybissim. Os biscoitinhos ficaram do jeito que eu estava imaginando: derretendo na boca a cada mordida e extremamente gostosos.


Ingredientes:
200g de manteiga cortada em cubos
100g de açúcar
2 gemas
50g de farinha de amêndoas
250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sementes de gergelim - não usei
Geleia - usei de mirtilos
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:
Forre uma assadeira grande com papel manteiga.
Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa e lisa. Adicione o açúcar e bata novamente até misturá-los por completo.
Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo bem a cada adição
Adicione os ingredientes secos e misture até se tornar uma massa homogênea.
Achate a massa, formando um círculo plano, e cubra com filme de PVC. Leve à geladeira por 30 minutos.
Preaqueça o forno a 160 °C.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada e, com um cortador, corte-a em círculos.
Separe metade dos biscoitos e corte o centro de cada um usando um cortador circular menor.
Acomode os biscoitos na assadeira e leve-os para assar, por aproximadamente 12 minutos ou até ficar ligeiramente dourados.
Polvilhe com açúcar os biscoitos com furo central e espalhe geleia nos demais.
Una os biscoitos polvilhados com açúcar com os biscoitos recheados com geleia, pressionando levemente e conserve-os em um pote hermeticamente fechado.

Fiz meia receita e rendeu 24 biscoitinhos.
Receita daqui.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Castanhas do bar do Union Square Café

Não tenho o costume de preparar aperitivos, mas quando li no livro da Nigella que, depois de provar, não vai querer parar mais, fiquei curiosa para provar esta receita e resolvi prepará-la.
Confesso que não estava esperando muita coisa, mas a musa-mor do blog nunca mente. Adorei! Achei que combina bastante com esta época de copa do mundo.

castanhas do bar do Union Square Café


Ingredientes: 
500g de castanhas de tipos variados sem sal, incluindo amendoim sem pele, castanha de caju, castanha-do-pará, avelãs, nozes, nozes pecã e amêndoas inteiras, com a pele
2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado grosseiramente (folhas de 2 galinhos de 8 cm)
½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
2 colheres (chá) de açúcar mascavo escuro
2 colheres (chá) de sal marinho
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C.
Mexa as castanhas em uma tigela grande, para misturá-las, depois espalhe-as em uma assadeira. Ponha no forno até ficarem com uma cor castanho-dourada clara, cerca de dez minutos.
Em uma tigela grande, combine o alecrim, a pimenta, o açúcar, o sal e a manteiga derretida.
Ponha as castanhas na tigela e mexa para ficarem bem envolvidas pela manteiga derretida.
Sirva quente.


Receita do livro Nigella Bites, de Nigella Lawson. Editora Ediouro.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Minipãezinhos surpresa de chocolate

Meses atrás recebi o prêmio do concurso do portal Eu Faço a Festa.
Gente, sério: fiquei apaixonada por tudo o que ganhei! Uma verdadeira caixa recheada de fofurices.
Estou escolhendo com cuidado as palavras para não parecer que este é um publipost ou coisa parecida, mas a verdade é que eu realmente fiquei muito feliz e não poderia deixar de contar para vocês.
A faquinha, que eu coloquei uma fita adesiva para decorar, e os canudos que estão nas fotos são dois dos itens que ganhei da loja Tom & Sophie. Agora as fotos do blog ganharão mais bossa com os demais produtos. 
Para a receita desta semana eu escolhi um pãozinho, que acabou em um piscar de olhos.
Os meus filhotes gostaram tanto que eu tive que prepará-lo novamente.

minipãezinhos surpresa de chocolate


Ingredientes:

Para o pão
250g (2 1/4 xícaras) de farinha
2 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
¾ colher (chá) de fermento seco instantâneo
2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de leite
50g de chocolate escuro

Para decorar  (não coloquei)
Cacau em pó
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Para fazer manualmente

1- Coloque a farinha em uma tigela grande, acrescente o sal, o açúcar e o fermento, depois junte a manteiga e friccione com as pontas dos dedos até que a mistura fique com a aparência de migalhas de pão finas. Mexendo, acrescente os ovos batidos e gradualmente junte morno suficiente para formar uma massa macia.

2- Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer por 1 hora ou até que a massa fique com o dobro do tamanho.

3- Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada, sove bem, e corte em 6 pedaços. Corte também o chocolate em 6 pedaços. Abra os pedaços da massa, um por um, formado retângulos de 7 x 10, e coloque um pedaço de chocolate sobre cada retângulo. Embrulhe o chocolate com a massa e transfira para mini fôrmas de pão de 10 x5,5 x 3,5 cm. Repita com as 6 partes.

4- Coloque as forminhas em uma assadeira e cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente pó 40 minutos, até que cresçam bem e a massa alcançar as bordas das fôrmas.

5- Retire o plástico filme e asse em forno preaquecido a 200 °C por 10 a 15 minutos, até que os pãezinhos cresçam bem, fiquem dourados e pareçam ocos ao receberem leves batidas com as pontas dos dedos.

6- Segure as fôrmas com as luvas térmicas, solte as bordas dos pães com uma espátula pequena. Transfira para uma grade de metal para esfriar. Decore com um pouco de cacau em pó e açúcar de confeiteiro, peneirados.

Para fazer na máquina

1- Tire a fôrma de dentro da máquina, encaixe o batedor e coloque a manteiga, os ovos batidos e o leite. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o sal e o açúcar. Faca um pequeno furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.

2- Insira a fôrma na máquina. Feche a tampa e selecione o programa de massa ou massa básica. Aperte o botão “iniciar”.

3- Ao final do programa, retire a fôrma de dentro da máquina, coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e continue a partir do passo 3, acima.


Rende 6 unidades.
Receita do livro O livro dos pães, de Sara Lewis. Editora Larousse.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Doguinho assado

Eu não gosto de algumas coisas e tenho bem claro quais são elas, mas, sinceramente, não sei se gosto de salsicha ou não. Sabe o meio-de-campo? É como se fosse isso, de um lado está o que eu gosto e do outro o que eu não gosto. Ela está bem naquela linha que divide os dois lados do campo.
Então não posso dizer que morri de amor pela receita de hoje, mas também não posso dizer que não gostei.
A massa é muito deliciosa e vem daqui. Acreditem: é tão macia! Dá vontade de comer só a massinha e tirar a salsicha :)
Falando do que eu gosto ou não, tem uma coisa que eu não gosto, alias, eu detesto: plágio. Detesto quando alguém faz uso indevido de algo que não lhe pertence.
Acredito que vocês, blogueiras, também não devem gostar nadinha disso.
Outro dia, vi uma escola oferecendo um curso e uma foto do meu blog ilustrava o folder, como se fosse feito por eles. Poxa, que triste! Não ganhei um centavo para preparar o passo a passo e mostrar aqui e eles ganhando dinheiro com isso?
Tem também uma simpática (sqn) mocinha que está teimando em usar uma fotografia minha em seu blog, para ilustrar uma coluna, e sem os devidos créditos. O pior é que eu já escrevi para a mesma e nada. Nem conversando amigavelmente o negócio funciona! Acredito que ela sofra de falha de caráter, só pode.
Enfim, depois de escrever o parágrafo acima, eu acredito que a minha opinião sobre a salsicha é meio diferente. Acho que ela está bem longe do lado das coisas que eu não gosto ;)

doguinho assado


Ingredientes:

Para a massa
250g de farinha de trigo
25 g de fermento biológico fresco
50g de margarina (usei margarina forno e fogão)
35g de açúcar
1 ovos
25g de queijo parmesão ralado bem fino
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de vanilina (opcional)
½ copo de água – substituí por leite *
1 gema para pincelar

Para o recheio
Aproximadamente 7 salsichas

Modo de preparo:

Em uma vasilha ou na batedeira, faça uma massa com 100g de farinha e 25g de fermento e um pouco de água (dissolvi o meu fermento no leite morninho e depois juntei a farinha).
Deixe descansar por 10 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e sove até a massa ficar bem macia e lisa.
Corte a salsicha em três partes (se quiser fazer um doguinho maior, corte-as ao meio).
Divida a massa em 21 partes iguais e abra cada uma delas formando um retângulo (é comum abrir em circulo, mas eu prefiro retângulo).
Em seguida coloque um pedaço de salsicha no centro de cada massa e enrole-a. Coloque o rolinho em uma assadeira untada e repita o procedimento até acabar toda a massa.
Deixe crescer por 20 a 30 minutos.
Pincele os doguinhos com a gema e leve-os para assar em forno preaquecido a 200°C até dourar.

Rende 21 unidades pequenas ou 14 médias.
A receita da massa é do Felipe Abrahão.

* Eu dissolvi o fermento no leite morno e coloquei a farinha dentro de uma tigela grande e fiz uma depressão no centro. Acrescentei o fermento dissolvido e os demais ingredientes e mexi primeiramente com um garfo até que todo o liquido foi incorporado. Transferi a massa para uma superfície polvilhada com farinha e comecei a sovar.