Bolo zebra

Tempos atrás, lendo o blog da fofa da Sandra (que sempre me visita e deixa um comentário carinhoso :D), me deparei com um bolo zebra que ela fez para participar do desafio bundtmania. 
Engraçado que não posso ficar encafifada com uma coisa e não tentar fazer. Chega até ser um tipo de perturbação mental, sabe?
Escolhi um dia que estava com muita paciência, porque a massa tem que ser colocada aos poucos, e também de bom humor. Sei que quando algo dá errado e o meu humor não está dos melhores, o tempo realmente fecha aqui em casa. Nem eu me aguento!
Enfim, fui para cozinha preparar o tal bolo. Achei bem tranqüilo, tanto que já fiz duas vezes. As crianças adoraram o sabor, que é perfeito para acompanhar um cafezinho no meio da tarde.
Não segui a receita da Sandra porque não tinha o crème fraîche. Procurei uma receita que utilizasse os ingredientes que eu tinha em casa e acabei achando essa daqui, cujo site tem até o passo a passo para facilitar o entendimento.

bolo zebra


Ingredientes:
4 ovos grandes em temperatura ambiente
250g de açúcar
250g de leite em temperatura ambiente
250 ml de óleo – usei óleo de canola
300g de farinha de trigo (chá) peneirada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
2 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado

Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 23 cm de diâmetro.
Bata, com o auxilio da batedeira, os ovos e o açúcar até obter uma mistura fofa e clara. Adicione o óleo e o leite e torne a bater até misturá-los por completo.
Em uma tigela, misture a farinha e o fermento.  Aos poucos, vá adicionando essa mistura aos ingredientes molhados, e misture delicadamente com o auxílio de uma espátula.
Divida a massa em duas partes iguais. Em uma das partes adicione o cacau em pó e na outra a essência de baunilha. Misture bem ambas.
Coloque três colheres (sopa) da massa de baunilha bem no centro da fôrma.  Em seguida coloque três colheres (sopa) da massa de cacau por cima da massa de baunilha - Não precisa esperar a massa anterior cobrir o resto da fôrma. Assim que você for colocando mais massa, ela irá se ajeitar sozinha.
Proceda da mesma maneira até terminar a massa.
Leve para assar por aproximadamente 40 minutos e faça o teste do palito. Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.


Salada com mix de folhas, figo e presunto de Parma

Procurando uma salada bacana para fazer no Natal eu encontrei essa e achei super interessante.
Fiz uma pequena modificação no molho para temperar e resolvi fotografar o resultado e postar aqui no blog.
Eu sei que é meio esquisito falar de uma receita que fiz no Natal nesta época, mas essa salada é tão boa que não tem data específica para saboreá-la.

Salada com mix de folhas, figo e presunto de Parma


Ingredientes:
Mix de folhas verdes com alface roxa, crespa e americana, rúcula, agrião e radicchio
1 figo cortado em lâminas
2 fatias de presunto de Parma
5 nozes picadas grosseiramente
Aceto balsâmico a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto
Sal a gosto

Misture o aceto balsâmico com o azeite e o sal.
Tempere o mix de folhas com o molho e misture bem. Adicione o restante dos ingredientes e sirva.

Rende 1 porção.

Monkey brownie

Assistindo ao programa da Carla Pernambuco, me deparei com uma receita de brownie com banana. Gente, banana com chocolate é muito amor!!
Fiquei com muita vontade de experimentar e aproveitei a vinda da minha mãe para prepará-lo, assim, além de saboreá-lo, ela poderia levar um pedaço para a minha irmã que é fã de brownie. 
A expectativa era grande e a decepção maior ainda! A massa ficou muito mole e não cozinhava de jeito nenhum.  Achei que eu havia feito algo de errado e fui procurar opiniões de pessoas que também prepararam o brownie.  Acabei descobrindo que a receita foi postada errada no site. 
Dei uma espiada no facebook da Carla Pernambuco e encontrei a receita correta. Tive que preparar novamente porque sou ariana, teimosa e não resisto a banana com chocolate.
O resultado é delicioso e comê-lo ainda quentinho é uma, uma... Sei lá, me faltou até um adjetivo para terminar a frase.

monkey brownie


Ingredientes:
285g de chocolate meio amargo
150g de manteiga
285g de farinha de trigo
350g de açúcar *
4 ovos
80g de avelã picada
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de fermento em pó
4 unidades de banana nanica
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma assadeira.
Derreta o chocolate com a manteiga e reserve.
Bata os ovos com o açúcar ate dobrar de volume. Desligue a batedeira e acrescente o chocolate com a manteiga, o sal, a baunilha, a farinha de trigo e, com o auxílio de uma espátula, misture delicadamente. Adicione as avelãs e por ultimo o fermento. Despeje a massa na assadeira e coloque as bananas cortadas em rodelas por cima da massa. 
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos. 
Polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora que for servir.

* Fiz metade da receita e utilizei 150g de açúcar mascavo. 

Chipa Guazú

Não sei se já contei para vocês que a minha mãe é paraguaia. Contei?
Então, por esse motivo, a comida paraguaia está sempre presente na casa dos meus pais. Comi muito puchero, vori vori, locro, chipa guazu, e muitas outras delicias paraguaias na minha infância e adolescência.
Fazia muito tempo que eu não comia algo parecido e estava até com saudade do saborzinho. Aproveitei que o meu irmão me trouxe dois queijos meia-cura, diretamente de Minas Gerais (terrinha de comidinhas deliciosas), e fui preparar chipa guazu.
Se você gosta de milho e queijo, esta aqui é uma comidinha que vai te agradar. E o melhor de tudo é que é super fácil de preparar.
Segui a dica da minha mãe e coloquei um ovo para cada espiga de milho.

chipa guazú


Ingredientes:
4 espigas de milho grande (debulhadas) - aproximadamente 500g
1 cebola pequena cortada em pedacinhos
1 colher (sopa) de manteiga
¼ colher (chá) de azeite
sal
4 ovos pequenos
¼ xícara (chá) de leite
queijo minas meia-cura ralado – usei 200g

Aqueça o azeite e a manteiga em uma frigideira e sue a cebola. Retire do fogo e reserve.
Liquidifique o milho com os ovos e o leite.
Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a cebola e o queijo. Prove e, se precisar, acrescente um pouco de sal.
Unte uma fôrma (a minha tem 22 x 18 cm) com um pouquinho de manteiga e despeje a mistura. Leve para assar por aproximadamente 20-30 minutos.


Receita levemente modificada do site Tembi'u Paraguay.