segunda-feira, 31 de março de 2014

Cheesecake sem forno de mirtilo e chocolate

Parece que foi ontem que nós comemoramos o Natal e hoje já estamos pensando no que fazer para o almoço de Páscoa... O tempo realmente voa!
Eu já postei várias receitas para essa data anteriormente, então, neste ano, eu vou apenas dar uma sugestão de uma sobremesa fácil de preparar: cheesecake que não vai ao forno, que preparei com o intuito de participar do concurso sobremesa de Páscoa do site Eu Faço a Festa.
Quem adora cheesecake assado pode até estranhar um pouco o resultado, mas eu garanto que é bem gostoso. A textura é mais fofa e o sabor do queijo não é tão pronunciado. Acho que é por causa da quantidade de creme de leite fresco.
Uma das vantagens desta receita é que, como não precisa ir ao forno, ela não irá rachar e nem encolher. É realmente bem chatinho quando isso acontece com o cheesecake assado.
A intenção era fazê-lo com frutas vermelhas, mas o preço da framboesa me fez desistir. Acabei optando apenas pelo mirtilo e fiz uma calda de chocolate meio amargo para acompanhar.

cheesecake sem forno de mirtilo e chocolate


Ingredientes:

Para a base
120g de biscoito tipo maisena triturado
75g de manteiga em temperatura ambiente
10g de açúcar   
                                 
Preaqueça o forno a 180 °C.
Unte, com uma camada fina de manteiga, uma fôrma de fundo removível de 18 cm de diâmetro.
Junte o biscoito triturado com a manteiga e o açúcar e misture-os bem até obter uma farofa úmida. Cubra o fundo da fôrma e leve para assar por aproximadamente 8 minutos.  Reserve.

Para a cobertura de chocolate:
115g de chocolate meio amargo
115g de creme de leite fresco

Em uma panelinha, em fogo baixo, derreta o chocolate com o creme de leite. Misture até homogeneizar e reserve.

Para o recheio:
300g de cream cheese
240g de creme de leite fresco
30g de açúcar
100g de chocolate branco
200g de mirtilo

Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Amasse grosseiramente, com o auxílio de um garfo, os mirtilos e reserve.
Bata o cream cheese com o açúcar até ficar fofo. Adicione o chocolate derretido e bata rapidamente para misturá-lo.
Acrescente ao creme os mirtilos e misture delicadamente, sem bater.
Bata o creme de leite até obter chantilly. Incorpore suavemente, com o auxílio de uma espátula, o chantilly ao cream cheese.
Cubra a base de biscoito reservada com o recheio e leve para gelar por no mínimo 12 horas.
Retire o aro da fôrma e cubra com a calda de chocolate. 





segunda-feira, 24 de março de 2014

Mini rocambole de baunilha com cocada morena e chocolate

Como diz o Galvão Bueno: Bem, amigos, estamos de volta!
E aí, como foram as férias? Descansaram bastante?  Comeram tanto que tiveram a impressão de que a comida iria sair pelas orelhas? Hi hi, parece até que eu estou relatando as minhas férias para vocês. Bem, eu também trabalhei bastante porque as crianças sem aula não são moleza.
Também recebi a vista da minha mãe, do meu irmão e da minha cunhada e aproveitei a oportunidade para mostrar para a minha mãe que eu me transformei em uma “menina” prendada. Fiz pão quentinho todos os dias para o café da manhã e, como eu não sou perfeita, o almoço ficou por conta da madrecita porque, como diria o Jaiminho (o carteiro do Chaves), eu quis evitar a fadiga.
Depois de todo esse descanso, nada melhor que voltar com a energia renovada e com receitas gostosas para compartilhar, não é mesmo? E este rocambole (nunca havia feito rocambole!) é uma delas.
Fiz um rocambole bem pequeno, porque não queria cometer mais exageros e pasmem: Não comi nem um tiquinho! Meu marido e meu filho foram os únicos provadores e eles aprovaram a receita.
Segui a receita básica da massa do rocambole, que é um ovo para cada colher (sopa) de açúcar e farinha.
Para o recheio eu usei uma cocada morena que o meu irmão me trouxe de Minas Gerais. Gente, sério, aquela cocada foi a melhor cocada mole que eu já comi até hoje! Só de lembrar eu fico com água na boca.
Beijo grande e uma boa semana para todos!

mini rocambole de baunilha com cocada morena e chocolate


Ingredientes:
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de manteiga derretida (deixe esfriar antes de utilizar)
½ colher (chá) de essência ou extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 150 °C. Unte e forre uma fôrma pequena e baixa (22x18) com papel manteiga. Unte também o papel manteiga (use manteiga ou margarina).
Peneire as gemas e, com o auxílio de uma batedeira, bata as mesmas com o açúcar e a baunilha até se tornar um creme claro.
Adicione a farinha de trigo e a manteiga e misture delicadamente.
Bata as claras em neve e adicione-as ao creme de gemas, misturando delicadamente até incorporá-las por completo.  Tome cuidado para que a massa não abaixe.
Asse por aproximadamente 8-12 minutos. Retire ainda quente da fôrma e coloque a massa sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar.
Distribua o recheio de sua preferência e, com o auxílio do pano, vá enrolando o rocambole. Deixe esfriar antes de colocar a cobertura.

Para cobertura:
200g de chocolate meio-amargo ou ao leite
80g de creme de leite (de caixinha)

Derreta 80g de chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Acrescente o creme de leite e misture delicadamente.
Espalhe a cobertura sobre o rocambole e leve-o à geladeira.
Derreta também o chocolate restante e faça a temperagem.  
Distribua o chocolate sobre uma da folhas de papel-manteiga de tamanho médio e cubra com outra folha do mesmo tamanho. Alise com uma espátula e deixe endurecer na geladeira por aproximadamente 5 minutos.
Quando o chocolate estiver duro, corte-o em pedacinhos irregulares.
Retire o rocambole da geladeira, corte as pontas (esqueci de cortar o meu antes de decorar e por esse motivo deixei assim) e decore com os pedacinhos de chocolate.
Sirva!

Aqui tem um vídeo da Rita Lobo preparando um rocambole recheado com doce de leite usando a mesma medida de um ovo para cada colher de açúcar e farinha.


Cobertura inspirada no livro Cozinha Passo a Passo, Chocolate. Editora Larousse.

domingo, 23 de março de 2014

Ovo de Páscoa bombom de morango para comer com colher

Esta receita foi preparada em 2013, quando participei do Bonfa Convida e acabei na época não postando aqui no blog. 
Hoje resolvi posta-la aqui para inspirar alguém que esteja procurando uma receita de Ovo de Páscoa para comer com colher. Gente, é super gostoso esse recheio!
Vou apenas corrigir uma falha que cometi na explicação: o creme de leite que usei para o passo a passo foi o creme de leite fresco, por esse motivo eu aqueci até levantar fervura. Se for utilizar o creme de leite de caixinha, aqueça-o em banho-maria e não deixe ferver. 
Logo eu volto com receitas novas, tá?
Beijinhos açucarados para todos!