quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bicho de pé

Último post sobre a festinha de Halloween e conseqüentemente sobre os docinhos preparados para a mesma.
Uma verdadeira overdose de açúcar, eu sei. Mas eu prometo que semana que vem a receita será salgada.
Falando em doce, o meu filho mais velho infelizmente me apresentou ao Candy Crush. Ai gente, que tristeza! Jogo mais viciante. Eu fecho os olhos e vejo zilhões de docinhos e tento fazer as combinações...  E até parece que eu não tenho mais nada para fazer, né?
Bom, falaremos deste docinho. Eu não vou dizer que morro de amores porque estarei mentindo. A verdade é que eu acho doce demais.
Conheço algumas pessoas que disseram que bicho de pé lembra suas infâncias, mas eu só fui provar este docinho depois de adulta. E não virei fã.
É incrível como as crianças gostam deste doce (exceto os meus filhos) e foi por esse motivo que eu preparei uma porção deles.
Testei duas receitas, sendo a primeira com gelatina sabor morango e a segunda com Nesquik. Das duas versões, eu acho que a última ficou melhor tanto no sabor quanto na consistência para boleá-los.

bicho de pé


Primeira receita

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
½ pacote de gelatina em pó sabor morango
Açúcar cristal colorido ou açúcar de confeiteiro

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e a gelatina.
Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até que comece a desgrudar da panela (aproximadamente 15-20 minutos). *
Retire do fogo, despeje o doce em um prato untado com margarina ou manteiga e deixe esfriar.
Quando estiver frio, com o auxílio de uma colher de chá, pegue uma porção do doce e faça uma bolinha (unte as mãos para não grudar). Passe-a no açúcar de confeiteiro ou no açúcar colorido e coloque-a em uma forminha para doces.

Rendimento: 25 docinhos.

Segunda receita

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) cheias de Nesquik
Açúcar cristal colorido ou açúcar de confeiteiro

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o Nesquik.
Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até desgrudar da panela (aproximadamente 15-20 minutos). *
Retire do fogo, despeje o doce em um prato untado com margarina ou manteiga e deixe esfriar.
Quando estiver frio, com o auxílio de uma colher de chá, pegue uma porção do doce e faça uma bolinha (unte as mãos para não grudar). Passe-a no açúcar de confeiteiro ou no açúcar colorido e coloque-a em uma forminha para doces.

Rendimento: 25 docinhos.


* O tempo de cozimento é estimado. Recomendo atenção a partir dos 10 minutos de cozimento para que o doce não passe do ponto e fique com a consistência dura.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cake pops de Halloween

Fazer cake pop não tem mistério nenhum e acredito que todos já devem ter visto alguma receita por aí.
Eu mesma postei uma receita com passo a passo aqui no blog. É super fácil, não é mesmo?
Este foi o único docinho personalizado que fiz para a festa de Halloween. Eu procurei trabalhar com três tipos de coberturas para depois contar para vocês o que deu certo ou não (no meu caso).
A primeira tentativa foi com o fondant da Palmirinha. Achei a combinação do bolo com o fondant doce demais, mas o ponto mais negativo foi que o fondant começa a derreter depois de algumas horas. Não recomendo.
O que achei mais legal nesse tipo de cobertura é que pude usar canetinha com tinta comestível para desenhar a boca e os olhos no cake pop.
A segunda tentativa foi com o chocolate branco nobre (não é o hidrogenado e nem o fracionado) derretido e temperado. Ficou ótimo para cobrir os fantasminhas, mas não deu muito certo com as abóboras, porque depois de tingido, ele não pode ser aquecido novamente e acaba endurecendo e se tornando muito espesso. Não tem problema nenhum para quem tem habilidade para trabalhar com ele. Caso contrário, eu não recomendo utilizar o chocolate branco nobre.
A cobertura fracionada sabor chocolate branco (chocolate branco fracionado) foi a minha terceira opção. Eu sei que o uso desse tipo de cobertura divide opiniões. Eu mesmo detesto ovo de Páscoa feito com esse tipo de cobertura, mas achei que, para quem tem dificuldade para banhar os cake pops, essa seria a melhor opção.
A empresa Wilton tem uma cobertura própria para cake pops, mas eu nunca encontrei para comprar e, por esse motivo, não sei o sabor da mesma. Quem quiser dar uma olhadinha é só visitar o site.

cake pops de Halloween


Ingredientes:
1 bolo pronto de sua preferência
1 ingrediente de sua preferência para umedecer o bolo - pode ser doce de leite, Nutella, creme de leite, cream cheese (para quem quiser fazer cake pop de red velvet)...
Chocolate branco para banhar
Corante alimentício próprio para chocolate nas cores laranja e preto
Pasta americana tingida na cor verde
Palitos de madeira ou plástico

Esfarele o bolo com as mãos e acrescente, aos poucos, o ingrediente escolhido para umedecer a massa. O ponto ideal é quando conseguimos boleá-la sem que ela se esfarele. Tome cuidado para não deixar a massa muito úmida, pois ela poderá ficar escorregadia e não se prender no palito.
Divida a massa em duas partes.

Para fazer a abóbora: Modele pequenas bolinhas e, com o palito de pirulito, faça um furinho na parte inferior.
Derreta o chocolate branco conforme as instruções do fabricante e tinja-o com o corante alimentar laranja.
Retire o palito do furo e mergulhe a ponta do mesmo no chocolate derretido e tingido, batendo levemente na lateral do refratário para retirar o excesso de chocolate.
Encaixe o palito no furo feito anteriormente e deixe o chocolate endurecer.
Banhe os cake pops no chocolate. Espete-os no isopor e deixe-os secar.
Pegue uma porção de pasta americana, devidamente tingida de verde, e modele pequenos cordões. Enrole-os e, com um pouquinho de chocolate derretido (pingue um pouquinho de chocolate no lugar que você vai colocar a pasta americana), cole-os no topo da abóbora.
Derreta o chocolate branco conforme as instruções do fabricante e tinja-o com o corante alimentar preto.
Com um pincel pequeno (mergulhe-o no chocolate tingido), ou usando um cone de papel manteiga (com chocolate tingido dentro), desenhe as bocas e os olhos nos cake pops.

Pra fazer os fantasminhas: Modele a massa com se fossem pequenas coxinhas ou em formato de pingo e, com o palito de pirulito, faça um furinho na parte inferior.
Derreta o chocolate branco conforme as instruções do fabricante.
Retire o palito do furo e mergulhe a ponta do mesmo no chocolate derretido, batendo levemente na lateral do refratário para retirar o excesso de chocolate.
Encaixe o palito no furo feito anteriormente e deixe o chocolate endurecer.
Banhe os cake pops no chocolate. Espete-os no isopor e deixe-os secar.
Derreta o chocolate branco conforme as instruções do fabricante e tinja-o com o corante alimentar preto.
Com um pincel pequeno (mergulhe-o no chocolate tingido), ou usando um cone de papel manteiga (com chocolate tingido dentro), desenhe as bocas e os olhos nos cake pops.

O rendimento varia conforme a quantidade de bolo utilizada e o tamanho dos cake pops. 


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cupcake de chocolate

Esta é sem dúvida uma receita para anotar no caderninho de receitas. É simplesmente adorável!
O gosto do chocolate é bem forte e a massa extremamente úmida.
Não pense em substituir o cacau por chocolate em pó (e nem por achocolatado!) porque não ficará a mesma coisa. E use um óleo de boa qualidade, como o de canola, por exemplo. 
Falando em baratear as coisas, li em um blog (leio váriooos e adoro!) uma discussão sobre esse negócio de querer sempre cortar custos para poder vender por um preço menor. Não sou eu quem irá colocar mais lenha na fogueira, mas eu acho tão estranho essas atitudes. As pessoas adoram comer bem, mas a maioria não quer pagar e quem trabalha com isso tem que rebolar para conseguir fisgar o cliente. Vai entender, né?
Na minha opinião, tudo que é barato demais tem uma qualidade duvidosa. Pensa só: gastei uma grana em um cacau importado, mas consegui fazer um cupcake delicioso que acabou em um instante. Pensa se eu tivesse que revender os mesmo por R$ 3,50 ou R$4,00. Iria cobrir os custos, apenas isso. 
É igual brigadeiro gourmet: outro dia provei um que a pessoa jurava que era gourmet, mas o bichinho estava com uma cor de água suja e um gostinho de Nescau. Gourmet mesmo, só os confeitos. Mas ela comercializa pelo menor preço da região. Compra quem quer ser enganado ou quem não faz questão de comer um produto de qualidade. Pronto, falei!
Realmente eu acredito que um produto bem feito tem o seu custo e não é barato. Então, vale muito a pena comprar um bom cacau em pó, preparar um delicioso cupcake e se deliciar com o resultado.
Para a cobertura eu utilizei chantilly tingido com corante laranja da marca Mix e recheei os mesmos com Nutella.


Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
1 ¾ xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de cacau em pó HERSHEY Special Dark
1 ½  colheres de chá de fermento em pó
1 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 ovos
1 xícara de leite
½  xícara de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 xícara de água fervente

Preaqueça  o forno a 180 °C.
Misture o açúcar, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela grande. Adicione os ovos, o leite, o óleo e a baunilha e bata em velocidade média por 2 minutos. Acrescente a água fervente (a massa vai ficar bem líquida). Distribua a massa entre as forminhas de cupcake e asse por aproximadamente 22 a 25 minutos ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo.
Retire os cupcakes da assadeira e transfira-os para uma grade e deixe esfriar.
Se desejar, recheie e decore os cupcakes de acordo com a sua preferência.


Rendimento: 18 unidades.
Receita daqui.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brigadeiro de copinho com chocoball

Lembram que eu comentei com vocês sobre o concurso de sopas e que ganhei um kit da loja da Bonfa?
O kit escolhido foi o de Halloween e, como toda blogueira que se preze, adiantei a festinha para compartilhar com vocês as fotos e, quem sabe, despertar o desejo de fazer uma também.
O kit é bem prático e tem todas as informações sobre como montar e imprimir as peças. Eu optei por imprimir em casa mesmo, usando o papel recomendado e gostei muito do resultado.
Aos poucos eu irei postar as outras fotos e passar a receitas de alguns docinhos que fiz para a festa.
Hoje irei começar com o brigadeiro de copinho, que é super fácil de fazer e está presente em quase todas as festinhas.

brigadeiro de copinho com chocoball


Ingredientes:

Para decorar
Confeitos do tipo chocoball

Para o brigadeiro branco
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 gema de ovo peneirada
1 colher (sopa) de manteiga

Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, a gema de ovo e a manteiga. Leve ao foto até atingir o ponto de brigadeiro mole (aproximadamente 8 - 10 minutos).  Espere amornar e distribua entre os copinhos até atingir aproximadamente a metade dos mesmos. Reserve.

Para o brigadeiro preto
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (não use achocolatado)
50g de chocolate em barra (ao leite ou meio-amargo) picadinho

Em uma panela, coloque o leite condensado, a caixinha de creme de leite, o chocolate em pó e o chocolate em barra. Leve ao fogo até atingir o ponto de brigadeiro mole (aproximadamente 8 - 10 minutos).  Espere amornar e distribua entre os copinhos.
Deixe esfriar completamente e só depois coloque os confeitos por cima.
Rendimento: aproximadamente 20 copinhos de 60 ml cada