quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bolinho de mandioca com queijo e ervas

Gente, está fazendo um frio...
Meus instintos primitivos pedem que eu entre no modo de hibernação, sabe? Só quero ficar na cama, debaixo de pelo menos três edredons, mas a vida me chama, as crianças me chamam e o telefone toca...
Queria só dormir e comer. Bom, né? Hoje eu abri o meu e-mail e vi um spam: Especiarias Doces emagreça dormindo. Pensei comigo mesma: Que maravilha! Era tudo o que eu queria, comer, dormir e emagrecer dormindo.  Quando o inverno acabar eu iria estar top!
Hoje eu fiz bolinho de mandioca com queijo. Beeemmm light, rs.  Adorei a receita pois o bolinho não ficou gorduroso e é macio por dentro e crocante por fora. E tem bastante queijo. É bom bolinho de mandioca, não é mesmo?
Beijinhos gelados para vocês.

bolinho de mandioca com queijos e ervas


Ingredientes:
½ kg de mandioca sem casca picada
½ litro de leite integral
½ xícara de ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha-verde, manjericão) picadas – 20g*
2 ovos – 100g
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado – 55g**
½ xícara (chá) de farinha de trigo – 60g
1 xícara (chá) de farinha de rosca – 150g
1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva espanhol – 300g
Sal a gosto

Leve ao fogo em uma panela a mandioca com o leite. Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 25 minutos ou até a mandioca ficar bem macia.
Retire do fogo, passe a, mandioca, ainda quente, pelo espremedor de batata.
Incorpore as ervas, 1 ovo, o queijo, a farinha de trigo e o sal. Misture até obter uma massa consistente. Se necessário, adicione mais farinha de trigo.
Com a massa, modele 24 bolinhos, passe-os no ovo restante batido e empane na farinha de rosca. Em seguida, frite-os, aos pouco, em uma panela, com o azeite de oliva bem quente. Ao dourar, retire do fogo com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel.

Rendimento: 24 bolinhos.
* Não usei manjericão.
** Acrescentei mais 40g de muçarela ralada.
Receita do livro 250 mil menus com Azeite de oliva Espanhol.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mini churros com doce de leite

Vi essa receita na revista Casa e Comida e não sosseguei até fazê-la. Aliás, a revista é linda e as fotos maravilhosas. Eu confesso que sou muito mimada por meu marido e por minha irmã, que me presenteiam sempre com lindos livros e revistas.
Bom, voltando ao assunto do churros, eu tinha muito medo de prepará-los, pois já tinha lido algumas notícias de pessoas que se queimaram gravemente na hora de fritar a massa. Mas a foto e a descrição da receita era algo muito tentador.
Foi super tranqüilo, a massa é ótima (parece massa de profiteroles) e não respingou óleo para fora da panela. O resultado também foi muito agradável: uma massa sequinha, com o seu interior macio e com um delicioso sabor de baunilha. O meu marido adorou!
Para moldar os churros eu usei um bico pitanga médio mas ele não ficou com aquele canelado tradicional muito marcado. Acho que se usar um bico maior ou um próprio para churros (tem também a máquina manual de churros), ele ficará mais bonito.
O óleo também não tem que ser muito quente, apesar da receita pedir, pois eu fritei os primeiros e eles ficaram crus por dentro. Desliguei o fogo e fritei no óleo quente e os churros ficaram cozidos e coradinhos. Feito essa experiência, eu resolvi diminuir chama do fogo e acabei de fritar os outros.
Experimente também variar o acompanhamento e servir os churros com um brigadeiro mole. Eu acredito que o resultado será delicioso!

mini churros com doce de leite


Ingredientes:
2 ovos
250 ml de água
220g de farinha de trigo
60g de açúcar
60g de manteiga
3 ml de essência de baunilha
3g de fermento em pó
1 pitada de sal
Doce de leite a gosto para acompanhar
Mix de açúcar e canela a gosto
Óleo para fritar o quanto baste

Ferva a água com o sal, o açúcar e a manteiga. Junte a farinha e o fermento, mexendo sempre, em fogo brando, até a massa ficar homogênea.
Coloque a massa numa batedeira, adicione os ovos e a baunilha. Bata até a mistura ficar seca, de forma que se solte facilmente da colher.
Molde os churros com um saco de confeiteiro e frite-os em óleo bem quente. Escorra-os em papel-toalha para que fiquem sequinhos.
Passe os churros no mix de açúcar com canela e sirva com o doce de leite à parte.


Receita da revista Casa e comida, número 16.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Duas receitas de pães de ló e cobertura ombré de rosas

Esse bolo não era para virar um post, mas eu achei a massa tão boa que quis dividir com vocês.
São dois pães de ló que não levam nada de gordura e ficaram tão fofinho que foram mais do que aprovados. Com certeza vou repeti-los nas próximas vezes que fizer um bolo.
A Cléia me deu carta branca para fazer o que eu quisesse e eu resolvi testar duas receitas de pães de ló e intercalar uma massa branca com outra de chocolate no bolo. Para o recheio eu escolhi frutas do bosque e chocolate e achei a combinação muito gostosa. Como era teste eu acabei não anotando as medidas direitinho pois fui colocando a pasta de frutas até chegar no sabor desejado. 
Preciso repetir o recheio e postar aqui. Eu não quero escrever qualquer coisa porque vai que alguém resolve testar e não dá certo. Digo isso porque, dias atrás, eu peguei uma receita e ela ficou terrível, com uma consistência inadequada para rechear um bolo, e eu perdi todo o meu recheio pois acreditei no que a pessoa dizia que, levando a geladeira por 4 horas (eu deixei 12 horas), o mesmo endureceria.  Desenformei o bolo e o recheio foi saindo, saindo e saindo...
A cobertura foi feita com chantilly vegetal e corante Rosa Cereja. Preparei o chantilly com três tonalidades para criar o efeito ombré, mas, como comecei com uma cor mais clarinha, o efeito ficou bem sutil. Usei o bico de confeitar pitanga aberta para fazer as rosas.
Para mais detalhes da cobertura veja esse vídeo.


Pão de ló branco

Ingredientes:
7 ovos 
210 g de açúcar 
160 g de farinha de trigo
28 g de maisena

Coloque na batedeira os ovos e comece a bater em velocidade média. Quando formar uma espuma, coloque pouco a pouco a quantidade total de açúcar. Bata por aproximadamente 10 minutos, até os ovos dobrarem de volume e a mistura formar um creme fofo. 
Junte a farinha com a maisena e coloque a mistura, pouco a pouco, no creme. Misture com uma espátula até incorporar bem os ingredientes. 
Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro. Coloque a massa e asse em forno preaquecido a 170°C por 25 minutos. 

Pão de ló de chocolate 

Ingredientes:
4 ovos
125g de açúcar
100g de farinha de trigo
25g de amêndoas em pó
30g de chocolate em pó
Preaqueça o forno a 180°C.

Unte uma fôrma com manteiga e polvilhe farinha.
Peneire juntos a farinha, a amêndoa em pó e o chocolate em pó. Reserve
Em banho-maria, bata os ovos com o açúcar até que a mistura fique espessa e triplique de volume.
Quando a mistura estiver morna, retire do fogo e continue batendo até que esfrie (10 minutos). A massa estará pronta quando estiver espessa.
Incorpore aos poucos a mistura de farinha, levantando delicadamente a massa para que o pão de ló não abaixe.
Despeje a mistura em uma fôrma e leve ao forno durante 25 minutos.
Desenforme a massa ainda quente e deixe esfriar bem antes de cortar.


Receita do pão de ló branco daqui.
Receita do pão de ló de chocolate do livro Cozinha Passo a Passo Chocolate. Editora Larousse.