sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gelatina de vinho com frutas

Essa gelatina me lembrou muito Clericot e é uma adaptação de uma receita que saiu na revistinha AnaMaria Receitas.
O bacana dessa receita é que, além de matar a vontade de comer um docinho, ela é bem saudável.

Gelatina de vinho com frutas



Ingredientes:
2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor
180 ml de vinho branco – é essencial que seja de boa qualidade
180 ml de suco de laranja coado
4 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante em pó
1 xícara (chá) de frutas cortadas em cubinhos – usei maçã, manga, blueberry e morango

Hidrate a gelatina com 80 ml de vinho e dissolva em banho-maria. Reserve.
Em um recipiente, coloque o restante do vinho, o suco de laranja e o açúcar (ou adoçante). Misture bem e acrescente a gelatina.
Unte uma fôrma média ou quatro forminhas individuais com um pouco de óleo e coloque parte das frutas e da gelatina. Leve para a geladeira até endurecer.
Retire a fôrma (ou as forminhas) da geladeira e complete com o restante das frutas e da gelatina. Leve novamente para a geladeira até que a gelatina esteja bem firme (mais ou menos 6 horas). Desenforme com cuidado e, se desejar, decore com frutas frescas e folhas de hortelã.


Rende 4 porções.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Risoto de parmesão e ervilhas

Quando fiz o arroz com champanhe para o Natal eu fiquei com uma vontade de fazer um risoto com peras e aproveitar o pedaço que sobrou do queijo brie. Ficou tão bom que acabamos comendo tudo e eu nem tirei uma foto para fazer um post para o blog.
Resolvi então preparar outro risoto, dessa vez com parmesão e ervilhas. Adorei.
Acho que, apesar de ter que ficar mais ou menos 20 minutos mexendo o danado, o risoto é uma comida bem fácil e não precisa mais nada para garantir uma refeição bem saborosa.

risoto de parmesão e ervilhas



Ingredientes:
½ cebola picada - a receita original pede 4 chalotas picadas
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
150g de arroz arbóreo
130 ml de vinho branco
700 ml de caldo de legumes ou frango
150g de ervilhas congeladas – a receita original pede 250g
50g de queijo parmesão

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e acrescente a cebola.  Deixe suar por 3 minutos e adicione o arroz. Frite por mais um minuto.
Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe ferver até praticamente secar todo o líquido e então, acrescente o caldo quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente até todo o líquido ser absorvido antes de adicionar mais caldo.
Quando todo o caldo for incorporado e o arroz estiver cozido, adicione as ervilhas e metade do parmesão. Continue mexendo por mais ou menos uns 4 minutos.
Desligue o fogo e sirva imediatamente o risoto polvilhado com o restante do queijo.

A receita é daqui e rende 2 porções.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mousse de chocolate

Eu gostaria muito de ter sobrinhos, na verdade bastaria apenas uma sobrinha. Queria presenciar o seu nascimento, acompanhar o seu crescimento e principalmente ouvir ela me chamar de tia. Não é fofo?
Já fiz planos de como iríamos nos divertir, das férias escolares aqui em casa e de como ela iria gostar de brincar com os meus meninos, mas infelizmente ela não se materializou, hehe.
O meu marido tem 4 sobrinhas e um sobrinho (todos adultos) e uma das meninas (a linda Bruna) é sua afilhada também. Há dias ela estava me falando que gostaria de comer mousse de chocolate. E eu fui procurar uma receita para atender o seu pedido.
Ainda bem que eu tenho um marido que me “empresta” todos os cinco, não é mesmo?

mousse de chocolate



Ingredientes:
350g de chocolate em barra
40g de creme de leite fresco
2 ovos
2 claras
4 colheres (sopa) de rum - opcional
Pique 300g de chocolate e coloque-o em uma panela. Leve-o para derreter em banho-maria, em fogo baixo*. Retire do fogo, junte a manteiga e quando estiver bem dissolvida, adicione as 2 gemas e o rum. Mexa bem e reserve.
Numa vasilha, bata as 4 claras em neve bem firme e misture ao creme de chocolate de baixo para cima, até obter um composto espumoso (aerado). Coloque em 4 potinhos individuais (ou em um único refratário médio) e leve á geladeira por pelo menos 3 horas.
Na hora de servir, raspe o chocolate restante e decore a mousse.




*A receita original diz para acrescentar ao chocolate 3 colheres (sopa) de água. Preferi não fazer dessa forma porque fiquei com receio de não dar certo.
Receita do livro A Grande Cozinha, da Abril Coleções.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Camarão na moranga

Lembram do penne com camarão da Noely (mãe da Sandy e do Junior)? Então, essa receitinha vem da mesma revistinha e a autora da vez é a atriz Nicete de Bruno.
Achei essa receita facílima, sem muitos “fricotes” e mesmo quem não tem muita intimidade com as panelas sabe fazer. A moranga é cozida no micro, o que eu achei ótimo porque foi rapidinho e o resto é mole mole.
Comprei uma moranga pequena, com aproximadamente 700g, e rendeu 4 porções bem servidas.

camarão na moranga



Ingredientes:
2 kg de camarão médio – usei 800g
1 moranga grande – a minha era pequena, pesava aproximadamente 700g
3 colheres (sopa) de manteiga – usei 1 ½ colher
2 cebolas picada – usei 1 cebola pequena
3 tomates, sem pele e sem sementes, picados – usei um tomate, mas era grandinho
1 xícara (chá) de molho de tomate -  usei ¼ de xícara
1 xícara (chá) de cheio verde picado (salsinha e cebolinha) – usei ¼ de xícara
2 xícaras (chá) de queijo cremoso - usei 250g
Sal e molho de pimenta a gosto – não usei o molho de pimenta

Corte uma tampa da moranga e reserve. Com a ajuda de uma colher, retire as sementes. Polvilhe sal no interior da moranga e leve-a ao micro-ondas em uma vasilha própria tampada por 15 minutos (a minha cozinhou em 6 minutos) ou até que fique macia, porém firme.
Você pode cozinhá-la também em uma panela grande com água fervente ou assá-la no forno. Retire do micro (panela ou forno) e deixe-a de cabeça para baixo até escorrer todo o líquido que se forma. Reserve.
Aqueça a manteiga e refogue a cebola e o tomate até ficarem macios. Adicione o molho de tomate e tempere com o sal, o molho de pimenta e a salsinha e cebolinha. Deixe apurar e adicione o camarão. Cozinhe por 1 minuto. Acrescente o queijo cremoso e mexa até formar um creme espesso.
Despeje o creme dentro da moranga e pincele-a por fora com óleo. Leve para assar em forno médio preaquecido por 20 minutos (a minha eu deixei assar por 10 minutos) aproximadamente.
Se preferir sirva decorada com camarões grandes.