segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palha italiana

Precisava encontrar uma receita que substituísse a salada que eu iria fazer para o blog. 
Apesar de ter rodado a cidade inteira atrás de um ingrediente eu não encontrei e fiquei sem opção e tempo para fazer uma receita hoje.
Lembrei que a minha mãe tem uma amiga que faz palha italiana e que já ouvi todos os elogios possíveis a respeito desse doce.
Resolvi testar, até porque leite condensado é o que eu mais tenho em casa. Apenas acrescentei 2 colheres (chá) de café na receita original para dar um gostinho diferente.

palha italiana


Receita:

1 lata de leite condensado
2 a 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (chá) de café solúvel, dissolvido em 2 colheres (sopa) de leite morno – opcional
½  pacote de biscoito maisena
Açúcar de confeiteiro para envolver a palha

Unte uma assadeira com margarina e triture grosseiramente os biscoitos. Reserve.
Em uma panela misture o leite condensado, o chocolate, a manteiga/margarina e o café (dissolvido). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo, adicione os biscoitos e misture delicadamente.
Coloque a massa na assadeira pressionando bem e deixe esfriar.
Corte em retângulos e passe a palha no açúcar de confeiteiro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Merengue de outono

Quando pensei nesse post sabia exatamente o que dizer. Esse ano o blog fez seu primeiro aniversário e apesar de não fazer nada de especial na data, eu comemorei por dentro. Fiz festinha no meu coração, me senti feliz e desejei muitas coisas boas. Agradeci cada pessoa que vem até aqui e me deixa super feliz.
É com vocês que eu quero dividir a realização de um sonho: A Especiarias agora tem um local próprio e eu estou imensamente feliz.
Esse sonho só se realizou porque eu tenho do meu lado uma pessoa que acredita em mim e me dá todo o apoio: o meu marido.
Foram horas e mais horas de trabalho e muito cansaço e nenhum dia sequer eu fiquei sozinha. Ele, depois do trabalho, ia para o ateliê e as vezes saíamos de lá nove horas da noite.
Só tenho que agradecer a Deus e aos meus sogros por ter colocado no mundo alguém tão especial.
Muito, muito, muito, muito obrigada por tudo.
Para conhecer mais sobre esse sonho acesse www.especiariasdoces.com.br . Lá você irá encontrar o nosso endereço, telefone e outras informações.
Sobre a receita, devo dizer que o Pierre Hermé acertou novamente. Ele é o cara!

merengue de outono



Ingredientes:


Para 3 discos de suspiros:
1 fava de baunilha ou 1 colher (café) de essência de baunilha
4 claras
200gr de açúcar

Para a musse:
240g de chocolate amargo em barra com 70% cacau (ou meio amargo)
250g de manteiga em temperatura ambiente
3 gemas
3 colheres (sopa) de calda de chocolate*
6 claras
20g de açúcar

Para decorar:
300gr de cobertura de chocolate**

Preaqueça o forno a 120 ºC.
Prepare os suspiros. Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes. Bata as claras na batedeira em velocidade média, incorporando desde o inicio, e aos poucos, a metade do açúcar peneirado; em seguida, coloque as sementes de baunilha. Continue a bater até que as claras cresçam, fiquem brilhantes, lisas e bem firmes. Peneire a outra metade do açúcar e acrescente às claras, levantando-as com uma espátula flexível o menos possível.
Ponha essa massa num saco de confeitar com bico liso n.º 10. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Faça 3 discos de suspiro com 24 cm de diâmetro em espiral a partir do centro. Leve as duas assadeiras ao forno, mantendo a porta entreaberta, calçada com uma colher de pau, por 2 ou 3 horas. Ponha para esfriar em dois pratos.
Prepare a musse. Pique o chocolate com uma faca serrilhada e coloque numa panela para derreter em banho-maria. Bata a manteiga na batedeira e acrescente o chocolate aos poucos, em três etapas. Numa tigela, misture as gemas e a calda de chocolate. Incorpore essa mistura à preparação de manteiga e chocolate. Bata novamente.
Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos. Incorpore 1/3 à preparação de chocolate e, aos poucos, adicione o restante.
Ponha um disco de suspiro sobre um suporte de papelão circular. Espalhe por cima uma primeira camada da musse de chocolate. Cubra com o segundo disco de suspiros. Espalhe a segunda camada de musse, e termine com o terceiro disco de suspiro. Cubra todo o merengue e suas laterais com o restante da musse. Deixe gelar por 2 horas.
Prepare a cobertura de chocolate. Forre o prato que vai à mesa com papel manteiga e ponha nele o merengue. Em seguida, despeje a cobertura de chocolate, deixando-a escorrer pelos lados. Alise delicadamente com uma espátula. Sirva imediatamente ou deixe gelar por 1 hora.

Cobertura de chocolate**
Ingredientes:

Para 100g de calda*
25g de chocolate amargo em barra com 70% cacau (ou meio amargo)
50 ml de água
15g de açúcar
25ml de creme de leite fresco sem soro

Para a cobertura
100g de chocolate amargo em barra com 70% cacau (ou meio amargo)
80ml de creme de leite fresco sem soro
20g de manteiga em temperatura ambiente

Prepare a calda de chocolate. Com uma faca serrilhada, pique o chocolate e coloque em uma panela de fundo espesso. Acrescente a água, o açúcar e o creme de leite. Leve ao fogo baixo e deixe levantar fervura. Em seguida, cozinhe misturando com uma colher de pau até que a calda fique aveludada e recubra a colher. Retire do fogo e reserve. Prepare a cobertura. Pique o chocolate com uma faca serrilhada. Despeje o creme de leite sem soro em uma panela de fundo espesso e deixe ferver.
Retire a panela do fogo. Incorpore um pouco de chocolate picado e misture bem devagar com uma colher de pau, partindo do centro para as bordas da panela. Aos poucos, acrescente o restante do chocolate picado, procedendo do mesmo modo. Deixe amornar a menos de 60 ºC.
A essa altura, adicione a manteiga cortada em pedaços, mexendo o mínimo possível. Em seguida, despeje a calda de chocolate misturando sempre o mínimo possível. A preparação deve ficar homogênea.


Notas:
A calda de chocolate (marcada *) deve ser usada quente no preparo da musse. Dessa maneira ela acaba “cozinhando” a gemas.
Passei as gemas pela peneira antes de misturar-las à calda.
A cobertura de chocolate e a receita da mesma estão marcadas com **
 


Essa sobremesa serve de 8 a 10 pessoas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Suflê de banana com calda de chocolate

Definitivamente eu não consigo tirar foto de suflê. Ô negócio difícil!
Eles saem do forno enormes e instantes depois estão baixinhos. Se por um lado as fotos não ficam boas, por outro lado o sabor não deixa a desejar. E esses de banana com caldinha de chocolate... huummmm. Solta os cachorros Cesinha, diria a Ana Maria.
A receita do suflê é daqui.


suflê de banana com calda de chocolate

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga, derretida
2 bananas maduras, amassadas – 1 ¼ xícara
1 colher (sopa) de suco de limão fresco
1 gema de ovo
Clara de 3 ovos
Sal


Unte 4 refratários (ramekins) com a manteiga e polvilhe o açúcar – 2 colheres (sopa)- em um refratário, girando-o até cobri-lo. Despeje o excesso de açúcar em outro ramekin e faça o mesmo processo até que todos estejam prontos. Reserve.
Coloque, em um processador, o purê de bananas, o suco do limão, a gema e 2 colheres (sopa) de açúcar. Processe até ficar homogêneo. Coloque a mistura em uma tigela grande e reserve.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal, até formar picos moles. Acrescente o restante do açúcar e bata até ficar firme e brilhante.
Colocar ¼ das claras na mistura de banana e, usando uma espátula de borracha, mexer bem. Acrescente o restante das claras e misture delicadamente.
Distribua o suflê nos ramekins e bata esses ramekins levemente em uma bancada. Coloque os ramekins em uma assadeira e leve para assá-los por aproximadamente 15 minutos.
Sirva-os imediatamente.


Calda de chocolate para acompanhar

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite
25g de chocolate em barra picadinho – pode ser ao leite ou meio-amargo

Coloque a manteiga e o açúcar em uma panelinha. Leve ao fogo até derreter a manteiga- mexendo sempre. Acrescente o leite e deixe esquentar por uns 2 minutos, em fogo bem baixo. Desligue o fogo, adicione o chocolate e misture bem. Deixe esfriar um pouco.
Assim que os suflês estiverem prontos, retire-os do forno, despeje a calda sobre eles e sirva imediatamente




terça-feira, 5 de abril de 2011

Tiramisú

Para uma terça-feira mais doce: Tiramisú
Essa sobremesa é deliciosa e o seu preparo é bem simples, só não digo rápido porque, segundo o Pierre Hermé, tem que deixar gelar até o dia seguinte. Eu acredito que esse tempo todo é para testar a nossa resistência, não é mesmo?
Para quem não quiser fazer com o mascarpone ou não encontra-lo nos supermercados, eu já vi receitas que utilizam cream cheese e até ricota no lugar. A primeira variação também fica deliciosa mas a segunda é bem duvidosa. Digo duvidosa porque já contei aqui o meu probleminha com a ricota.

Atualização: A Bru, minha amiga, fez e disse que ficou com gosto de ovo. O meu não ficou porque em vez de só misturar o mascarpone com as gemas, eu bati por um bom tempo. É importante também peneirar as gemas e lavar muito bem o ovo antes de utilizá-lo. Usei ovos brancos pequenos. Se usar ovos grandes, diminua a quantidade de gemas.

tiramisú


Ingredientes:
200 ml de café bem forte (sem açúcar, tá?)
4 claras
30 ml de água
90g de açúcar
250g de mascarpone
4 gemas
Cerca de 20 biscoitos diplomata ou champanhe
80 ml de marsala seco (ou amaretto)
150g de chocolate ao leite em barra
Cacau em pó (se preferir use chocolate em pó)

Prepare o café e deixe esfriar.
Bata as claras em neve na batedeira. Leve ao fogo a água e o açúcar e deixe ferver por, no máximo, 3 minutos. Despeje a calda em fio sobre as claras batidas e bata novamente até esfriar por completo.
Em uma vasilha, misture o mascarpone e as gemas. Quando o creme estiver liso, acrescente as claras em neve.
Embebeda os biscoitos champanhe levemente no café. Disponha uma primeira camada no fundo de uma fôrma refratária de cerca de 19x24 cm. Regue com o marsala. Cubra com uma camada de mascarpone. Rale por cima a metade da barra de chocolate. Repita as camadas, terminando com uma de mascarpone. Deixe gelar até o dia seguinte.
Antes de servir, polvilhe o cacau peneirado.

Serve 6 pessoas.