Cuca de maçã com farofinha de canela

Há tempos atrás eu disse que estava tentando fazer uma cuca. Tentei, tentei e nenhuma deu certo.
O problema é que a cuca alemã leva fermento para pão e quando eu colocava a farofinha por cima ela ficava tão feia... Fiquei com vergonha de mostrar para vocês.
Com o livro da Dona Benta em mãos, eu me deparei com essa receitinha que leva fermento químico. Super fácil e o resultado é um bolinho extremamente macio e perfumado de maçã e canela. A ideia de colocar maçã foi minha e a inspiração veio dessa receita aqui.

cuca de maçã com farofinha de canela


Ingredientes:

Para a massa (fiz metade da receita da massa) :
3 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
150g de manteiga
1 colher (sopa) de banha (não usei)
4 ovos separados
½ litro de leite
1 e ½ colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura (fiz a receita inteira):
3 maçãs picadas (sem o miolo)
40g de manteiga
55g de açúcar

Farofa:
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de canela em pó

Preaqueça o forno a 180 ºC. Bata as claras em neve e reserve.
Comece preparando a cobertura, derretendo a manteiga em uma frigideira até espumar e adicionando as maçãs. Deixe cozinhar por 3 minutos e acrescente o açúcar. Mexa e deixe as maçãs dourarem um pouquinho.
Faça a farofinha misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos.
Para o preparo da massa bata bem a manteiga com o açúcar, a banha e as gemas. Acrescente o leite, intercalando com a farinha e o sal. Por último, adicione as claras bem batidas e o fermento. Misture tudo, sem bater.
Unte e enfarinhe uma assadeira e coloque a massa. Distribua as maçãs por cima e salpique a farofa. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos.

Bolinhos de aveia, uva-passa e amêndoa

Estava curiosa para saber o sabor que tinha esses biscoitinhos e resolvi testar essa receita do Azeite de Oliva Espanhol.
Eu não sou muito fã de aveia, só como no mingau e nas barrinhas de cereais, então não foi aqueeela cooooisa... Para quem gosta de aveia, acho que vale a pena fazê-lo.
Só tomem cuidado com o tempo do forno porque se passar do recomendado ele fica bem sequinho.

bolinhos de aveia, uva-passa e amêndoa

Ingredientes:
10 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol – 100g
½ xícara (chá) de açúcar – 90g
1 colher (chá) de essência de baunilha – 5ml
2 ovos – 100g
4 colheres (sopa) de creme de leite – 60g
250g de aveia em flocos
1 colher (chá) de fermento em pó - 2,5g
4 colheres (sopa) de farinha de trigo – 30g
100g de amêndoas cortadas em lascas
1 colher (chá) de sementes de cardamomo trituradas – 1g
5 colheres (sopa) de uvas-passas sem sementes – 75g

Coloque na tigela da batedeira 9 colheres (sopa) de azeite de oliva, o açúcar, a essência de baunilha, os ovos e o creme de leite. Bata por 5 minutos. Misture com delicadeza a aveia, o fermento, a farinha de trigo, as amêndoas, as sementes de cardamomo e as uvas-passas.
Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Em seguida, com o azeite restante, unte uma assadeira grande, distribua a massa com a ajuda de uma colher, formando 20 montinhos. Leve ao forno por20 minutos ou até dourarem. Retire do forno.
Montagem: disponha os bolinhos em um prato e polvilhe canela em pó.

Meias-luas de coco

Aqui está uma receitinha que agradou em cheio o meu marido, o meu pai e o meu filho. Eu também adorei esse amanteigado de coco que derrete na boca.
Como já contei para vocês no post anterior, fiz uns docinhos pra minha mãe e o meu marido me deu o maior apoio para fazê-los: Manda mesmo, o seu pai e sua mãe irão gostar!
Isso até ele me perguntar o que eram esses biscoitinhos. Depois que disse que eram amanteigados de coco a coisa mudou: Pôxa, você dá os doces para todo mundo e eu não posso comer nada!
Dividi os biscoitinhos e assim todos ficaram felizes. :)

meias-luas de coco


Ingredientes:
300g de farinha de trigo
200g de manteiga (usei sem sal)
200g de chocolate branco em barra
120g de açúcar
120g de coco ralado
2 gemas
sal

Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar, adicione as gemas e transfira o composto obtido para uma vasilha em que estão misturados a farinha com 100g de coco ralado e uma pitada de sal. Misture bem os ingredientes até obter uma massa homogênea, enrole-a em filme plástico e deixe-a repousar na geladeira por pelo menos 1 hora.
Depois desse tempo, faça com as massas bolinha do tamanho de uma noz e role-as sobre a mesa para formar bastões de 5 cm de comprimento.
Dobre as duas pontas do bastão em forma de ferradura para fazer as meias-luas e coloque-as na assadeira forrada com papel manteiga. Asse-as em forno preaquecido a 180 ºC por 25 minutos, retire-as do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, derreta o chocolate branco em banho-maria em fogo baixo, até formar um creme. Quando as meias-luas estiverem frias, passe as duas extremidades primeiro no chocolate derretido e, em seguida, no coco ralado restante.


Serve 4 pessoas.
Receita do livro A Grande Cozinha, da Abril Coleções.