quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pãozinho doce com laranja

Sabe o que é mais gostoso que esse pãozinho doce com laranja? Dois deles ;)
A massa pode ser trabalhada com as mãos ou na máquina de pão, o que facilita bastante.
Fiz uma substituição da água pelo leite porque fiquei receosa de que se fizesse com água ele ficaria com a massa crocante. Posso estar enganada mas dessa maneira o pãozinho ficou tão macio que eu não me arrependi dessa substituição.
Só tem um probleminha, ele é gostoso para comer assim que for assado, porque no dia seguinte já começa a ressecar. Pelo menos foi o que aconteceu com os meus.
Aproveito esse post para agradecer A menor Casa da Rua pelas palavras queridas em seu blog. Obrigada, obrigada e obrigada.
A receita é da revista Claudia Comida e Bebida, edição 584.

pãozinho doce com laranja


Ingredientes:
15gr de fermento biológico fresco (para substituir pelo seco, veja aqui)
1/3 de xícara (chá) de água morna
1/3 xícara (chá) de água*
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
Óleo para untar

Para o recheio:
3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
1/3 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de casca de laranja ralada
½ xícara de nozes picadas

Para a cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de laranja ralada

1- Em uma tigela dissolva o fermento na água e deixe descansar por dez minutos.* Em uma outra tigela, misture o leite com a manteiga, o açúcar e o sal. Adicione o ovo e o fermento e misture. Acrescente a farinha de trigo.
Em uma superfície polvilhada com farinha, sove a massa até que fique lisa. Em uma tigela untada com óleo, deixe a massa crescer, coberta com um pano, por uma hora ou até que dobre de volume.
2- Prepare o recheio: em uma tigela, misture a manteiga com o açúcar e a casca de laranja. Abaixe a massa com o punho. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 33X40 cm. Distribua sobre ele o recheio e, por cima, as nozes. Enrole pelo lado maior, pressionando, e corte o rolo em 16 fatias. Arrume-as em duas assadeiras untadas com manteiga (ou margarina), cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos. Leve ao forno moderado (180 ºC) preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Deixe amornar.
Prepare a cobertura: em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes, despeje sobre as fatias ainda mornas e sirva.

*Substituí a água por leite na mesma proporção.
Se preferir fazer na maquina de pão, basta colocar o fermento já dissolvido na água ou leite, o leite com a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha dentro da forma. Ligue a máquina e programe para o ciclo massa. Assim que o ciclo terminar continue a partir do passo 2.

domingo, 26 de setembro de 2010

Panquecas alemãs

Comentei hoje com o meu marido que as mulheres alemãs devem ser excelentes cozinheiras. Por Deus, estou tentando fazer uma cuca, ou Kuchen pra ficar mais bonitinho, e ando sofrendo para conseguir. Quando acontecer esse milagre eu irei postar aqui, tá?
Depois de três decepções (com as cucas alemãs) eis que encontro uma receita de panqueca alemã. Pensei que seria moleza mas as danadas me deram um trabalho... Nunca havia tido problemas em fazer panquecas. Até recomendo que a frigideira seja antiaderente porque se não for, a massa não sai nem por decreto.
Enfim consegui fazer e achei a massa deliciosa. Quem não quiser fazer a calda de morangos pode usar geléia comprada.


panquecas alemãs


Ingredientes:

Para a massa:
8 ovos com gemas e claras separadas
½ xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de manteiga derretida

Para a calda:
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
350gr de morangos batidos

Para acompanhar:
3 e ½ colheres (sopa) de licor de laranja
1/3 de xícara (chá) de amêndoas cortadas em lascas e torradas
¼ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro*
10 bolas de sorvete
150gr de morangos

Faça a massa: bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura clara e espessa. Junte a farinha de trigo e continue batendo. Ferva o leite com a manteiga derretida e acrescente à massa. Em um outro recipiente, bata as claras em neve. Coloque o restante do açúcar e bata até obter picos firmes. Adicione essa mistura à massa e misture. Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e despeje uma concha de massa. Vire quando estiver firme e deixe dourar também do outro lado. Repita a operação para toda a massa.
Faça a calda: leve o açúcar e a água ao fogo. Mexa até dissolver completamente. Acrescente os morangos batidos e dê uma leve fervura. O ponto da calda deve ser de bala mole. Para isso, pingue um pouco da calda em uma xícara (chá) de água fria. Com os dedos, deve ser fácil fazer uma bolinha com ela. Dobre um crepe ao meio e coloque em um prato de sobremesa. Regue com a calda de morango e flambe com o licor. ** Finalize com as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o sorvete. Decore com os morangos.

A receita diz que rende 10 porções, mas eu fiz meia receita e consegui 6 panquecas.
* não usei
** para flambar, coloque a bebida em uma concha e leve à chama do fogão. Espere surgir uma chama sobre a bebida. Depois, despeje-a sobre o prato.

Receita do livro A Cozinha Regional Brasileira, da Abril Coleções.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bolo de café com chocolate e canela

Essa semana testei duas receitas de bolo de café para postar aqui no blog. A primeira ficou razoável e a segunda ficou bem gostosa.
Ambas as receitas resultaram em um bolo extremamente fofo mas acrescentar chocolate em pó na massa da segunda receita fez toda a diferença.
Só para lembrar, o chantilly em cima do bolo também faz toda a diferença!


bolo de café com chocolate e canela


Ingredientes:
2 ovos
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de trigo - 130gr
¼ xícara (chá) de açúcar mascavo – 45gr (aperte bem o açúcar na xícara na hora de medir)
½ xícara + 1 colher (sopa) de açúcar – 102gr
¼ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente – 50gr
¼ xícara (chá) de chocolate em pó – 23gr
1 colher (sopa) de Nescafé ( forte)
½ xícara de água quente
½ colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte e enfarinha uma assadeira pequena (22X18).
Bata as claras em neve e reserve.
Em uma tigela, com o auxilio de uma batedeira, bata as gemas com o açúcar até se tornar uma mistura clara e fofa. Acrescente a manteiga e bata por mais 3 minutos.
Dissolva o café e o chocolate na água quente. Peneire a farinha com o fermento e acrescente aos poucos à mistura de manteiga, alternando com o café. Junte as claras em neve e mexa delicadamente.
Leve para assar durante 20-25 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo.
Sirva o bolo em pedaços com chantilly em cima.

sábado, 18 de setembro de 2010

Bolachinhas recheadas com doce de leite

Tinha um senhor que sempre passava de bicicleta vendendo alfajores, perto da casa da minha tia, no Paraguay.
Eram cor de rosa e não vou ser doida de dizer que eu lembro o sabor porque depois de tanto tempo eu nem iria me lembrar.
Acho que devia ser pois eu comia, né? Eu até pensei em fazer alfajores para acabar com o que restava de um potinho de doce de leite. Mas como eu sou bem sincera com vocês, vou dizer que peguei uma receita na net, fiz tintin por tintin e na hora de abrir a massa o negocio não deu certo. Daí eu pensei: Fernanda, tá faltando ovo para dar liga! E não é que eu coloquei um ovo e virou uma sopa.
A massa não levava ovo e na hora de abrir ela rachava. Como eu não faço alfajores nem me toquei. Daí eu resolvi fazer essas bolachinhas que f
icaram bem gostosas e perfeitas para um cafezinho no meio da tarde.
Elas foram feitas para agradecer todos vocês (meninas e menino) que se tornaram seguidores da Especiarias. Muito obrigada pela companhia. Vocês que são blogueiras, saibam que eu conheci o cantinho de vocês e me deparei com coisas lindas.
Beijinhos açucarados e um ótimo final de semana!


bolachinhas recheadas com doce de leite (inspirados nesses daqui)

Ingredientes:
1 1/3 de xícaras de farinha de trigo – 160gr
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1/3 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga amolecida – 85gr
½ xícara (chá) de açúcar – 90gr
1 ovo
½ colher (chá) de essência de baunilha

Para rechear:
Doce de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Em uma tigela coloque a farinha, o bicarbonato e o fermento peneirados.
Bata em outra tigela, com o auxilio da batedeira, a manteiga e o açúcar até se tornar uma mistura esbranquiçada. Acrescente o ovo e a baunilha e bata mais um pouco (um minutinho só já basta).
Junte a farinha (misturada com o fermento e o bicarbonato) aos poucos, misturando até ficar uma massa homogênea.
Com uma colher de sobremesa (não muito cheia) pegue porções da massa e com as mãos faça bolinhas e coloque-as na assadeira (dê uma leve achatada), deixando um espaço de 3 a 4 centímetros entre elas.
Leve para assar por mais ou menos 15 minutos ou até dourar um pouquinho.
Lembre que as bolachinhas saem do forno um pouco molinhas e quando esfriam elas endurecem.
Recheie metade das bolachinhas com o doce de leite e feche com as restantes. Se preferir passe as laterais da bolachinhas no coco ralado ou polvilhe em cima das mesmas um pouquinho de açúcar de confeiteiro.




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Croissants

Croissant me lembra um pouco a minha infância. Sabe quando junta tudo que é gostoso numa tarde só? Era mais ou menos assim; um lanche da tarde gostoso e as pessoas que você mais adora reunidas. 
Brinquei muito de Jaspion e Barbie com a Jú e o Rafa, enquanto a minha mãe conversava com a tia Helena e fazia croissants.
Não quis pedir a receita do croissant dela porque eu acho que ele deve ficar apenas nas lembranças dessas tardes gostosas e também porque, um dia desses, eu ainda vou pedir para ela uma fornada só para poder matar a saudade. Tá bom, eu confesso: Não conseguiria fazer igual, porque comida de mãe é sempre comida de mãe!
A receita desses croissant é do livro O livro dos pães, de Sara Lewis. Se você tiver uma máquina de fazer pão fica ainda mais fácil. Caso contrário basta sovar um pouquinho a massa e o resultado será um delicioso croissant e um cheiro gostoso na sua cozinha.

croissants


Ingredientes:
3 2/3 xícaras de farinha de trigo – 400g
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento seco instantâneo
½ xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente – 150g*
1 ovo batido
¾ xícara de água – 175 ml
1 gema de ovo para pincelar

Para fazer manualmente:

1- Coloque a farinha em uma tigela e, mexendo, acrescente o sal, o açúcar e o fermento. Junte 25g (2 colheres de sopa) da manteiga e friccione com as pontas dos dedos até que a mistura fique com a aparência de migalhas de pão finas. Mexendo, acrescente o ovo batido e a água morna suficiente para formar uma massa macia.
2- Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer até que ela fique com o dobro do tamanho.
3- Enquanto isso, abra o restante da manteiga com um rolo, entre duas folhas de papel á prova de gordura, até formar um retângulo de 30x7 cm. Coloque no freezer por 10 minutos.
4- Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada, sove bem, e abra com um rolo até formar um retângulo com certa de 2,5 cm a mais que o retângulo de manteiga, tanto na largura como no comprimento.
5- Retire o papel da manteiga e coloque-a sobre a massa. Dobre a terça parte inferior da massa para cima, sobre a manteiga, e depois a outra terça parte para baixo, sobre a terça parte inferior. Gire a massa em 90º e repita o processo de abrir e dobrar.
6- Embrulhe a massa em papel à prova de gordura e resfrie por 10 minutos. Repita o processo de abrir e dobrar duas vezes, girando a massa depois de cada dobra. Resfrie a massa por mais 20 minutos, abra e dobre mais duas vezes. Resfrie novamente por 20 minutos.
7- Abra a massa formando um retângulo de 25x37 cm. Corte em 6 quadrados e depois corte cada quadrado ao meio, formando 2 triângulos. Enrole os triângulos e coloque-os em uma assadeira untada. Cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente por 45 minutos.
8- Retire o plástico filme e pincele os croissants com a gema de ovo misturada com uma colher (sopa) de água. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até dourar.

Para fazer na máquina:
Coloque dentro da forma a água fria, 25g (2 colheres de sopa) da manteiga, cortada em pedaços, e o ovo batido. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o sal e o açúcar. Faça um furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.
Selecione o programa de massa e depois que ela tiver dobrado de tamanho continue a partir do passo 3.

A receita diz que rende 12 unidades mas eu só consegui 10.

Algumas alterações:

* Usei 200gr de margarina para culinária Doriana.
Para que os croissants fiquem com mais voltinhas, eu fiz da seguinte forma:
Dividi a minha massa em duas antes de abri-la. Com o auxilio de um rolo de macarrão eu abri cada metade formando um quadrado de 26 cm de lado. Dividi em dois retângulos e cada retângulo eu cortei ao meio formando dois triângulos. Fica como uma fatia de pizza.
Enrole os triângulos a partir da base em direção as pontas. E com um pouquinho da clara do ovo grude a ponta do croissant.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fatias Húngaras

Tudo começou em um domingo à noite, quando resolvi que iria fazer o pão do café. Aliás, adquiri esse hábito de não jantar e sim tomar café quando vim morar aqui em Floripa.
Estava procurando uma receita de fatias húngaras e achei essa de cinnamom rolls. Pela foto já dava para perceber o quão gostosa ela é.A receita nem era para o blog mas quando eu experimentei o primeiro pedaço não pensei em outra coisa a não ser dividir com vocês. Gente, a massa é deliciosa!! Fofa até não poder mais e depois de jogar a caldinha de leite ela fica tão úmida e saborosa que se torna ainda mais irresistível.
Como a primeira vez que fiz já era de noite, não pude tirar foto, então dessa vez eu fiz uma nova fornada para mostrar a vocês.
Não fiz a receita inteira da massa porque seria muito para nós quatro, por esse motivo estou escrevendo a quantidade de ingredientes que usei e como preparei as fatias. Para conhecer a receita original é só clicar aqui

fatias húngaras


Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico fresco – 15gr
50gr de manteiga sem sal derretida
150ml de leite
¼ de xícara (chá) de açúcar – 45gr
2 ½ xícaras de farinha de trigo – 300gr
1 ovo

Recheio
4 colheres (sopa) de manteiga – 80gr
6 colheres (sopa) açúcar – 72gr
50gr de coco ralado desidratado e sem açúcar

Calda
½ xícara de açúcar – 90gr
150ml de leite
Coco ralado a gosto para salpicar (usei 4 colheres de sopa)

Aqueça o leite até ele ficar morno (pode ser no micro ou no fogão, só não deixe ele muito quente) e dissolva o fermento.
Coloque na máquina de pão o leite (com o fermento), a manteiga derretida, o açúcar, o ovo e 1 xícara (chá) de farinha de trigo.
Misture todos os ingredientes (a massa ficará bem líquida) por 3 minutos e acrescente aos poucos a farinha de trigo até que a massa se misture por
completo. Deixe a maquina trabalhar até terminar o ciclo da massa (deixe-a crescer dentro da máquina).
Em um refratário pequeno amoleça a manteiga (não deixe derreter por completo) no microondas, acrescente o açúcar e o coco ralado. Misture até formar uma pasta.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e divida-a em duas. Abra cada metade da massa com o auxilio de rolo de macarrão e recheie com a pasta de coco. Enrole a massa como um rocambole, pressionando bem as pontas para que elas não se soltem quando estiverem assando.
Corte o rolo em fatias de 2 cm e coloque-as em uma assadeira untada com margarina. Cubra a assadeira com um paninho e deixe a massa descansar em um local quente até dobrar de volume.Leve as fatias para assar por 20-25 minutos no forno pré-aquecido (180ºC) ou até que fiquem ligeiramente coradas. Retire a assadeira do forno, regue as fatias com a caldinha e salpique o coco ralado. Leve-as novamente ao forno por 3 minutos. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar.

O processo:

Não faça um rolinho muito grande. O ideal é que seja um quadrado de 18x18, como este. É importante também não deixar as fatias muito tempo no forno pois elas irão ficar ressecadas.

Não deixe muito espaço entre as fatias pois elas podem se abrir quando estiverem assando. Eu coloquei uma do ladinho da outra.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Suflê de limão com farofa

Essa receita é da revista Claudia Cozinha de 2005. Passados cinco anos, o nome da revista mudou e eu finalmente experimentei o suflê de limão.
O que tinha me chamado atenção era a capa dela, que tem uma torta de limão bem saborosa, o suflê eu tinha deixado de lado. O motivo é a tal das claras cruas que a receita leva. Vou confessar que tenho medo delas mas tomei coragem e resolvi experimentar.
O suflê é realmente muito gostoso e a farofinha deixa-o ainda melhor.


suflê de limão com farofa


Ingredientes:
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de água
¾ de xícara de suco de limão
1 pitada de sal
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
4 ovos (gemas e claras separadas)*
2 colheres (sopa) de casca de limão ralada
2 xícaras de creme de leite fresco

Farofa
1 pacote de biscoito maizena
¼ de xícara de açúcar
1/3 de manteiga gelada

Numa panela misture ¾ de xícara de açúcar, a água, o limão, o sal e a gelatina. Bata as gemas e junte à mistura. Aqueça em fogo baixo até o ponto de fervura, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe amornar. Acrescente a casca de limão e transfira a massa para uma tigela. Leve a geladeira por 30 minutos, mexendo as vezes até obter o ponto: a mistura deverá engrossar e, se colocada numa colher, formar um pequeno monte. Se ficar muito grossa, ponha a tigela sobre a água quente até obter o ponto certo.
Bata as claras em neve numa tigela grande e acrescente o restante do açúcar, colocando uma colher (sopa) de cada vez. Bata sempre até a mistura ficar leve e grossa. Junte à mistura de gelatina e mexa delicadamente.
Faça com papel alumínio uma tira ao redor de uma forma de suflê** (capacidade para 6 xícaras) 5 cm acima da borda e prenda com fita crepe. Bata o creme de leite*** numa tigela gelada. Acrescente com cuidado à mistura de claras. Coloque na forma com a tira. Leve a geladeira por 8 horas ou até ficar firme.
Farofa: numa tigela, misture o biscoito, o açúcar e a manteiga até formar a farofa. Antes de servir, distribua o suflê nas taças e alterne com camadas de farofa. Sirva em seguida.


* lave bem a casca do ovo antes de separar as gemas das claras
**não usei essa forma, apenas deixei esfriar na tigela e depois com o auxilio de uma colher distribui o suflê nas taças.
*** a receita não diz se devemos bater o creme de leite até o ponto de chantilly. Eu bati até formar chantilly.

Rende 8 porções.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tarteletes de chocolate branco e preto

A Nestlé publicou uma receita de tortinhas tentação e eu fiquei curiosa para experimentar. Preferi trocar o creme de chocolate por ganache de chocolate ao leite e o creme branco por ganache de chocolate branco.


tarteletes de chocolate branco e preto

Ingredientes:

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo – 240gr
150gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite
½ xícara (chá) de castanha de caju moída
2 colheres (sopa) de açúcar *

Em uma vasilha, junte a farinha, a castanha, o açúcar e a manteiga. Misture bem com as pontas dos dedos, junte o leite e misture até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Forre com a massa quinze fôrmas** para tortas individuais (8 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos. Desenforme e reserve.

Ganache de chocolate
170gr de chocolate ao leite
100gr de creme de leite

Derreta o chocolate no microondas em potência média (comece com 20 segundos, mexa e volte ao micro por mais 10 segundos e repita até ficar pronto) e acrescente o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo.

Ganache de chocolate branco
100gr de chocolate branco
50gr de creme de leite

Derreta o chocolate no microondas em potência média (comece com 20 segundos, mexa e volte ao micro por mais 10 segundos e repita até ficar pronto) e acrescente o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo.

Recheie as tortinhas com o ganache de chocolate ao leite e com um saco de confeitar (bico perlê) coloque o chocolate branco por cima em forma de espiral (comece no centro da torta). Com um palito de dente, divida a torta em 4 partes, puxando de dentro para fora. Faça novamente no outro sentido, ou seja, de fora para dentro. Leve para gelar por no mínimo 2 horas.

* a receita original não leva açúcar mas eu acrescentei e acho que fica bem melhor dessa maneira

Fiz meia receita da massa e consegui 2 tortinhas de 12 cm de diâmetro.